sexta-feira, 22 de julho de 2011

O CRISTÃO E AS VESTIMENTAS


VESTIMENTA O QUE A BIBLIA E A HISTÓRIA DIZ.
Em Genesis quando o homem peca desobedecendo a Deus, a bíblia diz que eles viram que estavam nus e foram coser folhas de figueira para se cobrir.
            Sabemos que com folhas de figueira não da pra fazer uma blusa nem um vestido então o que se entende é que eles simplesmente cobriram só as partes genitais prova disso esta em Genesis 3. 7,8  Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais
           E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
            E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?
 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me
            Podemos ver que eles, mesmo após terem coberto sua parte intima eles se esconderam de Deus porque viram que ainda não estavam aparentemente vestidos para estar na presença de Deus.
            Então depois de Deus dar a as conseqüências a cada um por ter desobedecido, a bíblia diz em Genesis 3:21
E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiuentão aprendemos aqui que o próprio Deus viu que cobrir simplesmente as partes genitais do homem e da mulher não era o suficiente e fez vestes mais compridas para ambos e o homem na sua própria consciência viu que para estar diante de Deus tem que se vestir de maneira adequada.
            Vemos que Deus não estabeleceu nenhuma moda, modismo, de que formato a roupa deve ser, mas deu o objetivo dela que é cobrir o corpo da mulher e do homem, não dando pra despertar desejos sexuais pelo olhar.
            Dentro desse principio podemos afirmar de que a roupa não tem que ser meio de beleza ou atração.
            Ao longo da história bíblica vemos que as vestes foram formando distinção de povos com suas culturas, dependendo da região as roupas podiam demonstrar de qual povo você pertencia, mostrar se você é um líder ou sacerdote de alguma religião da época.
            Deus também estabeleceu como deveria ser as vestes dos sacerdotes do tabernáculo e do templo.
            Mas o que a bíblia fala de vestes no novo testamento?
1 Timóteo 2:9 Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras” NVI
1 Pedro 3:3,4 “Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus” NTLH
            Ao passar do tempo o principio que Deus deu sobre as vestes foi se deturpando pela humanidade, pois Deus deu a roupa para o casal do éden só para cobri-lhes o corpo afim de que não vejam um o corpo do outro não despertando em meio nenhum, desejo ou concupiscência carnal, e o povo principalmente as mulheres começaram a usar as vestes para a vaidade, atrair os olhares, atrair atenção pra si e isso foi se evoluindo a cada dia, até mesmo nos dias dos apóstolos, que ao ver a situação atual exortou as igrejas com os textos acima, que beleza da mulher não é nunca vai ser o exterior e sim o interior que é precioso diante de Deus.
             Eles deram mais uma vez o principio que Deus deu la no éden, as mulheres da época estavam usando as vestes para vaidade com enfeites, tecidos mais caros, e isso era também com o cabelo e com adornos.
            O que elas queriam era chamar a atenção dos homens e das mulheres, dos homens concretiza na maioria na forma de sedução, das mulheres na forma de poderio.
           
Ai eu pergunto qual é a diferença dos usos das vestes nos dias do antigo testamento, dos tempos dos apóstolos e dos nossos dias de hoje?
            Se olharmos bem não tem muita diferença, lógico que são séculos diferentes, mas na bíblia princípios são para ser seguidos independente de tempos. E muitas mulheres ates mesmo cristãs só importam em não aparecer sua calcinha mas colocam shorts minúsculos que cobrem o mínimo possível.
 
Então vamos dar uma olhada como estão os usos das vestimentas nos nossos dias de hoje.
    Essa é uma foto de um conjunto de senhoras, o que podemos dizer das vestes das irmãs dentro do principio que Deus nos deu?
    Olhando desse ângulo tem como despertar o desejo carnal de um homem? Vemos que são roupas de conjunto todas são iguais, então nada de chamar a atenção das
    Mas isso ai é só algumas pessoas de uma congregação qualquer de uma igreja, mas o que vemos no dia a dia é bem diferente.
    Em certos cultos o que presenciamos é um verdadeiro desfile de moda, senhoras, jovens e crianças com as roupas das formas mais variadas possíveis e das marcas mais diversas.
            Pouco se preocupa com principio de Deus, mas o objetivo é a aparência externa, não se preocupando se a roupa vai despertar lascívia, dando meios para que os homens assim veiam a desejar seu corpo, não se preocupando se as roupas estão mostrando as suas curvas, detalhes do seu corpo ou não cobrindo o corpo.
            Na cabeça de muitos está o principio de adão cobrir simplesmente as partes genitais e pronto, mas adão ainda teve temor e se escondeu para não se apresentar diante de Deus com o corpo quase todo exposto, e o que falta em muitos é esse temor.
            As pessoas não se preocupam se agrada ou não a Deus, e tem muitos que dizem se eu me agrado Deus também se agrada.
            Agora vamos dar uma analisada em roupas que podem provocar lascívia.
 Vamos ver agora alguns dos motivos pelo que se orienta não usar certos tipos de roupas.

                              
Agora vamos ver um pouco sobre a mini-saia

Mary Quant provavelmente, não sonhou que a tesourada que um dia deu no vestido da famosa manequim Twiggy tivesse um impacto tão grandioso.

Inventora da mini-saia, Mary Quant criou um símbolo que iria acompanhar a juventude rebelde dos anos 60, ávida por chocar e mudar padrões de conduta.

Ou seja, mais um invenção vestal que foi liderada e passada adiante por mulheres rebeldes que não gostavam dos costumes morais da sociedade da época.

Ai eu pergunto:
            Como vemos na história dessas coisas, será que o mundo esta entrando na igreja ou a igreja esta passando pelo um processo de revolução cultural, indo contra a cultura moral tão preservada antigamente?
            A igreja esta se modernizando ou se mundanizando?
            Será que é correto nossa igreja seguir o mesmo caminho dessas mulheres rebeldes que foram contra a sociedade da época?
Veremos agora a história da pintura das unhas.

Você sabia, por exemplo, que no Egito Antigo, as mulheres tingiam as unhas e que naquela época os esmaltes eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas?
            Pois é…e pior, a secagem era lenta  e a película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade…
A cor, em princípio, era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza.
            Cleópatra, aquela rainha que não era tão bela assim, criou uma lei determinando que ela fosse a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história ou a lenda, uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse a sua ordem, a infratora podia até ser executada.
            Coitada das mulheres,  que adoram uma cor vermelha, berrante. Com certeza, iam direto para execução!
            Outra rainha egípcia, Nefertite, conhecida por sua beleza, também era fã de vermelho e pintava as unhas das mãos e pés com a cor da pedra mais desejada: o Rubi..

            Já na China antiga, as unhas compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha.
Algumas mulheres cristãs usam e acham certo por estar em uma praia uma piscina usar biquínis, mas vamos dar uma analisada um pouco no assunto.
 
Quase todas as mulheres não ficam na frente de homens estranhos de calcinha e sutiã. Se chegarmos na casa de uma irmã, por exemplo, ela não vai receber um homem de calcinha e sutiã.
            Ou se por acaso sem querer um homem entrar em um lugar, um provador de roupas por exemplo, e ela estiver de calcinha e sutiã, a reação de algumas é esconder o corpo, outras até gritar e outras até mesmo ofender o homem.
        Então dentro do bom senso vamos olhar as fotos abaixo e fazer uma comparação.

         As duas fotos a esquerda são mulheres de calcinha e sutiã e as duas fotos da direita é um biquíni.
             Então eu pergunto qual é a diferença?    A diferença esta no que a sociedade ensina hoje, que por você estar em uma praia você pode usar uma calcinha e sutiã que chamam de biquíni
             Mais qual é diferença entre biquíni e calcinha e sutiã? No caso do provador que citei acima, a maioria nem ligaria se estivesse de biquíni. Então veja abaixo e conclua você mesmo. 
 
         Calcinha               biquíni               sutiã                 biquíni              Calcinha             biquíni



VAMOS FAZER UMA REFLEXÃO
1Timóteo 2:9 “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos
Uma melhor tradução do texto seria: em traje decente, com pudor e autocontrole
Traje honesto (traje descente) no original “katastole kosmios dá-se a idéia de traje em que desestimula a excitação sexual do homem põe pra baixo o desejo carnal, traje humilde de não grande valor e de traje bem arrumado no sentido de não estar amarrotado, rasgado, como diriam, todo desarrumado.
Com pudor no original “aidos” dá-se a idéia de sentimento de vergonha ou honra, vergonha na parte de se envergonhar de mostrar seu corpo e honra na parte de não dar no que falar de mostrar respeito, e também da idéia de reverência, humildade.
Como melhor traduzido é autocontrole sophrosune vamos usar esse que no original dá-se a idéia de pessoa que controla os próprios impulsos, que tem a mente estabilizada, para uso das vestimentas na hora de comprar no sentido do preço e na aparência.
Em vestidos preciosos no original “himatismos poluteles” são literalmente roupas caras, que tem que ter um grande desembolso
1 Pedro 3:3 “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes,
Nessa parte do versículo no original “perithesis chrusion” pode se levar por qualquer tipo de enfeite, adorno, etc. como brincos, correntes, enfeites de cabelos, tiaras, diademas, anéis, pulseiras, qualquer coisa de adorno que a idéia é a aparência externa.
Nesta outra parte no original “endusis himation” fala de roupas detalhadas de modo fino, cujo trabalho chama a atenção na roupa, roupas ornamentadas por ouro ou adornos.
            Em palavras atuais os apóstolos estão orientando as mulheres a não ser como as mulheres são hoje.
            Só visam a aparência externa tentando de toda forma parecerem bonitas externamente, se adornando, se pintando, colocando roupas das mais diversas possíveis, extravagantes, decotadas, curtas, caras, fazendo mudanças constantes nos cabelos com penteados, mudando de cor, procurando chamar a atenção de algum modo outras até mesmo seduzir.
            E a beleza da mulher que segue e serve a Jesus deve ser internamente, com coração puro, que com isso reflete para fora com uma vida casta, modesta, santa, humilde de boas obras como diz nos versículos abaixo:
1 Timóteo 2:10 “mas ( como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus ) com boas obras.
 1 Pedro 3:4 “Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus. NTLH