terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TENHO TEMPO PRA BRINCADEIRA?

Dentro dessa tabela vocês que falam que escutam musica secular, tem que se divertir, tem que assistir televisão, jogar bola, entre outras perdas de tempo, vocês calculem quanto tempo sobra para orar e ler a bíblia, estudar a revista da EBD, ler algumas noticias, assistir a filmes de valor familiar e princípios cristãos, sentar com a esposa e a filha, fazer um culto pessoal ou doméstico, ler livros cristãos, praticar em um instrumento, e tentar atualizar o blog?
É bem difícil né? Mas vamos tentar dar uma olhada.

Segunda feira não tem culto então quando chego do trabalho por volta das 17:30 (isso depende da empresa porque tem umas que eu chegava 18:45) então descanso um pouco escuto alguns hinos e quando têm ensaio vou de 19:20 por ai, e chego as 21:00 e quando não tem ensaio fico em casa assisto (quando tem) a um filme cristão ou de valor familiar, ou estudo um pouco e leio noticias na net, depois medito um pouco, e vou dormir (namorar com a esposa) se não dou uma volta com a filha antes.

Terça feira tem culto de doutrina na congregação então pouca gente no culto, começo a me arrumar as 18:10 ou mais um pouco então quando chego do trabalho descanso 40, 50 minutos me arrumo cedo para dar tempo de ligar o som no templo e orar antes do culto começar (costume que aprendi com meu ex-dirigente Honório que Deus o abençoe) chego em casa por volta das 21:40 ou 22:00 as vezes janto antes ou depois do culto e vou dormir.

Quarta feira por mais que não tenha culto é ensaio do conjunto das senhoras e minha esposa faz parte então fico olhando minha filha. As vezes quando minha mãe fica com ela vou escutar hinos da harpa para aprender ou brinco com os meninos, converso com vizinhos e colegas.

Quinta feira culto de temas variados, ou de oração que não tem nada de oração (10 a 15 minutos)ainda não vai muita gente, o povo canta aqueles hinos egocêntricos principalmente o conjunto das senhoras (me da agonia) e tem vez que os únicos hinos que não são antropocêntricos são os da harpa cristã que o povo canta sem entusiasmo nenhum e quando cantam. Resumindo mesma coisa de terça.

Sexta feira culto de doutrina na central as mesma coisa dos outros dias de culto com uma diferença que quando termina o culto vou pra praça lanchar com a esposa e a filha.

Sábado é variado, 1° sábado do mês é santa ceiana central  então a mesma coisa dos dias de culto a noite, 4° sábado reunião de obreiros que vai das 14 ou 15 horas até o culto a noite chego por volta das 22:30 bom porque conheço novos irmãos de outros lugares e conheço novas congregações. Dias de sábado em que não trabalho as vezes jejuo, tiro um tempo para orar e vou pra um lugar solitário para orar e praticar pregar para as arvores. Em meio tempo sento um pouco leio algum livro e brinco com minha filha ou assisto a um filme. E alguns sábados há cruzadas evangelísticas.

Domingo é sagrado manhã EBD chego almoço sento vou ler a bíblia e noticias e de tarde evangelização e culto a noite.
Então com todo esforço imagine os dias que não tem evangelismo sábados que não tem cruzadas a noite de segundas que não tem ensaio e feriados, não me empenhar em estudar a bíblia, orar, jejuar, e olha que não estou em nenhum curso ou escola como estaria meu conhecimento biblico (que é tão pouco), minha intimidade com Deus.
Então se você tem tempo sobrando e gasta com coisas efêmeras é problema seu, só não venha me dizer que o crente tem que jogar bola, assistir TV, etc... coisas que poderíamos trocar por coisa de maior importância e valor. Não estou dizendo que é errado ou certo só estou mostrando que procuro equilibrar meus dias para que possa dar um tempo pro Senhor digno de um sacrificio sem mancha e sempre as primicias e não o resto dos meus minutinhos antes de dormir quando o sono muitas vezes não deixa nem você se concentrar direito.

Então não gaste o tempo que tem com coisas supérfluas ou efêmeras e se você tem mais tempo que eu se ocupe nas coisas que edificam e trazem proveito para sua vida espiritual.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O CULTO É INDIVIDUAL?

orando sozinho
Uma coisa que pregadores, dirigentes, lideres ensinam é que o culto é individual, cada um faz seu culto.
Eles tentam fazer as pessoas não olharem para aqueles que, não estão ligando ou não estão prestando atenção na reunião, ou não tão dando glória a Deus, com esse argumento.
É claro que eles querem um culto animado (não avivado) em que o povo faça barulho, e se alguém não da glória a Deus, eles falam que o culto é individual você faz o seu culto.
Então eu pergunto o culto é mesmo individual?
Vamos ver o que a bíblia nos ensina!
Desde o começo da minha fé tenho sido ensinado e há algumas coisas que hoje acredito estar errado. Pois aprendi com o pastor Ciro Sanchez Zibordi sobre o papagaismo.
Os crentes hoje seguem o que lhe ensinam sem mesmo verificar a veracidade do que esta sendo ensinado. Muitos não podem se comparar a igreja de beréia, a qual a bíblia nos fala que eles verificavam as escrituras se estava de acordo com aquilo que estava sendo ensinado.
Por esse papagaismo os crentes tendem a acreditar em tudo o que lhe dizem principalmente pelos famosos, cantores e pregadores.
Lendo sobre algo que esta no livro controle da mente da CPAD comecei a meditar sobre o assunto. Comecei a pensar na igreja do cenáculo, e em então veio o versículo em mente: estavam todos reunidos no mesmo lugar.... e todos foram cheios do Espírito Santo.
Veja que todos foram cheios, a bíblia não nos da nenhum individualismo. a igreja ali presente foi cheia do Espírito Santo. Porque igreja?
A bíblia nos ensina que a igreja é um corpo (Rm 12:4,5; 1Co 12:2; 12:18-22), sendo assim são muitos membros para um corpo. Então quem foi cheio naquele dia foi à igreja que estava no cenáculo.
Embora a promessa seja para toda carne o Senhor encheu a igreja.
O culto, que é a reunião em que a igreja faz, para assim apresentar um culto ou um sacrifico, como Paulo orienta em Rm 12:2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Paulo cita “irmãos”, ou seja, mais de um, que se refere à igreja, pois a carta foi direcionada a igreja que estava em Roma.
Jesus disse: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” Mt 18:20, ou seja, Jesus sempre esta no meio do unidos e reunidos em nome dele, ou seja, no meio da igreja.
Todo o novo testamento nos direciona a união, a igreja é uma união de salvos em cristo Jesus.
Então como falar que um culto ele pode ser individual. Pode sim ser individual, mas não de pessoas e sim de igreja.
Cada igreja faz o seu culto, não estou me referindo a denominações que também cada qual é uma igreja, e sim até da mesma denominação.
Minha cidade tem alguns bairros, e alguns deles são meio distantes da igreja sede, então nos domingos a igreja da central faz seu culto, a de outro bairro faz o seu, e assim por diante.
A igreja é a união dos santos, então onde tiver santos reunidos é uma igreja.
O culto é individual em igrejas espalhadas, cada igreja faz seu culto onde estiver, Jesus só falou de reunião e não de lugar.
Mas qual o problema de falarmos que o culto é individual?
Isso tem gerado crentes egoístas, que pensam só na sua saúde espiritual e esquecem-se dos outros. Crentes que reparam que um membro tem faltado os cultos, mas como o culto é individual ele nem liga, nem procura saber se essa pessoa esta doente, triste, desanimada.
Vê hoje as comitivas de visitas são poucas as pessoas que participam. O povo estão se tornando egoístas.
Se alguém vê um jovem conversando ele critica, fala mal, mas o objetivo do corpo não é esse, pois se o corpo tem qualquer um dos membros enfermos prejudica todo o corpo, uma igreja que tem membros desanimados, tristes, doentes, que conversam no culto, não tem nenhuma reverência, é a igreja que padece, ou seja, todo o corpo.
E pelos homens estarem ensinando essa falsa doutrina, é que as pessoas ficam cegas para a realidade do seu corpo (igreja), que está com um membro com problemas e não procura ajudar.
Se você quiser o seu corpo (igreja) cheio do Espírito Santo, você deve ter todos os membros unidos ao corpo.
O culto é feito pela igreja, e não por uma pessoa.
Vamos deixar essas idéias egoístas e começar a observar todo o corpo que é a igreja do Senhor, ore pelos conjuntos de sua igreja, ore pelo líder de sua igreja, e ore para que sua igreja se torne um corpo com todos os membros de forma perfeita, unidos e reunidos, para que o Senhor venha encher todos.