domingo, 13 de julho de 2014

Qual terreno é sua vida??????

SEMEADOR A SEMEAR
Já ouvi varias mensagens da parábola do semeador, e na maioria, pra não dizer todas, porque certamente não lembro de todas, mas em todas que me lembro é como um disco arranhado, eles frisam só a semente que cai junto ao caminho e a que dá bons frutos, por quê? Na verdade creio eu, que na maioria dos casos são sementes que estão crescendo em meio aos espinhos, e muita gente acha que quando se fala em espinhos fala de luta, alguns até falam que há espinhos no meio do caminho em muitas musicas se referindo ao caminho pro céu, mas os espinhos que Jesus disse não se referiu a lutas e dificuldades. Então vamos dar uma analisada na parábola do semeador frisando mais as sementes que caíram entre os espinhos e vamos colocando a explicação de Jesus logo abaixo.


3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Mt 13: 09-12

Veja a explicação de Jesus.

18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” Mt 13: 18-19


Eu usei a passagem de Mateus, mas vou me referir aos três evangelhos que falam dessa parábola, Mateus, Marcos e Lucas.

Primeira semente: a que caiu junto ao caminho.
 
2Jesus diz que as aves é o diabo que tira ela do coração da pessoa que escuta, em todos os três evangelhos Jesus diz que a pessoa escutou a palavra, mas só em Mateus ele diz que ela não entendeu. Então por que não vou frisar aqui sobre esse terreno? Porque esse terreno faz referência as pessoas que não são crentes, porque a semente sequer germinou, então se você que não é crente esta lendo esse texto sabe que essa palavra faz referência a você, e entenda eu destino esse blog mais como forma de expressar opinião, de colocar aqui meus estudos bíblicos, porque eu não vejo um blog como modo de evangelizar de levar a palavra; só peço que você escute a palavra do Senhor e deixe ela germinar em sua vida.
 

Segunda semente: a que caiu nas pedras.
 
img613Essa semente Jesus disse que ela germinou, mas ela não cresce, Ele diz que ela não tem raiz e chegam as tribulações, por causa da palavra ela se ofende. Esse terreno faz referência aos novos convertidos, só eles podem se enquadrar nesse terreno, porque como Jesus diz é de pouca duração, então não podemos considerar uma pessoa que tem 2 anos ou mais de evangelho de pouca duração.
E uma coisa que quero frisar é que, Jesus disse que as tribulações, perseguição é por causa da palavra. Tem muita gente hoje que acha que qualquer coisa é tribulação, acha que qualquer probleminha é provação de Deus, por exemplo, uma pessoa tem um emprego, ai começa a desanimar do emprego ou coloca o olho grande na rescisão, ai sai do emprego, pega o dinheiro investe naquilo que queria ou se saiu porque estava com desgosto do emprego, alguns guardam o dinheiro, mas o dinheiro não dura pra sempre, então o dinheiro esta acabando e ela não arrumou outro emprego logo, começa a demorar, ai a pessoa começa a dizer que é provação de Deus, pergunto: Deus mandou você largar seu emprego? Se por alguma razão clara, Deus fez isso, então poderá sim considerar provação de Deus, mas se você fez porque quis, então isso é consequência do seu erro, não provação de Deus.
Há muitas pessoas que foram demitidas, não por seu querer e sim pela empresa, pra reduzir custos, problemas com a economia, etc. Mas também pode ser que a pessoa foi um mal funcionário. Tudo tem que levar em consideração. Mas como Jesus deixou bem claro, é por causa da palavra dEle. Ele ainda diz que a pessoa recebe com alegria, então devemos ser cuidadosos com novos convertidos, porque alegria no começo da fé é algo comum, e não devemos nos enganar com isso, é cuidar, amar, orar, se ela resolver se desviar da fé, é porque o terreno dela ainda não é fértil.
 
Terceira semente: a que caiu no meio dos espinhos
 
img622Por que eu quero frisar esse terreno? Porque esse terreno pode ser pessoas de vinte, trinta anos de crente, como pode ser pessoas de um, dois anos de crentes. Como Jesus disse a semente que cai entre os espinhos ela germina, ela cresce e pode até dar fruto, veja em Mateus, que a planta que cresce fica infrutífera, em Marcos diz que a palavra é sufocada e fica infrutífera, em Lucas, diz que não da fruto com perfeição.
Então como eu disse ela pode até dar fruto, mas como é um fruto imperfeito? Entenda que uma planta que não é bem cuidada e plantada em um terreno ruim, ela pode: demorar a crescer, dar frutos pequenos ou nem dar frutos, podem dar aqueles frutos que ficam duros, ou meio que estragados. Um exemplo disso no fundo da de uma congregação na casa de trás tem um abacateiro, só que por estar mal cuidado e com crise de cupins, na época de dar abacate os abacates que ele dá, são tão pequenos que não da pra comer, você abre o abacate e parece maduro, mas quando prova é ruim demais.
E há muitas passagens na bíblia falando em dar fruto bom, dar fruto ruim e não dar fruto. Todo crente pode se enquadrar em uma dessas três categorias, a diferença na parábola do semeador é que Jesus diz o porquê da pessoa não dar fruto ou dar fruto ruim.

Vamos colocar alguns comportamentos de pessoas na igreja, comparando com o crescimento de uma planta no meio de espinhos, até ela crescer e não dar fruto ou algum fruto ruim.

O crescimento é difícil!

magine uma planta crescendo no meio de muitos cactos. Ela vai crescer com dificuldade, porque o espinhos vão sufocar ela, tirando dela o espaço pra crescer, a luz do sol, e espaço no solo pro crescimento da raiz.
Nas igrejas e nas escolas sempre existem aquelas pessoas que dão mais trabalho pra aprender a diferença é que uma pessoa que muitas vezes tem dificuldade em uma matéria da escola, nem sempre tem dificuldade em aprender a palavra Deus e os caminhos do Senhor. Quando falo de dificuldade de aprender na igreja não de falo de aprender ensinamentos bíblicos, eu falo de pessoas que escutam o ensinamento do pastor e não ligam.
Existem pessoas na igreja que enquanto o pastor esta ensinando, ela não esta nem ai, muitas vezes esta coma cabeça em outra coisa, e muitas pessoas, principalmente os jovens com falta de temor a Deus, no meio culto ficam brincando com o celular.humor-gospel020

Pessoas que não tem compromisso com Deus ou estão muito ocupadas pra ter compromisso com Ele. Como Jesus explicou, os espinhos são os cuidados da vida, entenda que o compromisso social é algo que todos temos, o compromisso do trabalho, o compromisso da família, mas muitas pessoas não sabem equilibrar os seus horários e acabam sem tempo, pra orar, ir ao culto, ler a bíblia, ir a escola dominical. Elas estão tão ocupadas no seu dia a dia, que as coisas de Deus são seus últimos interesses.
Uma pessoa que não dedica tempo pra leitura e estudo da palavra como vai crescer espiritualmente, e outros até estudam a palavra muito mais que outras pessoas, mas não oram quase nada, porque o que importa pra eles, é só o conhecimento. Na vida com Deus tudo tem que ter equilíbrio.

A falta de espaço pro crescimento da raiz!

A raiz é muito importante pra qualquer planta, por isso que o solo a ser plantado uma semente tem que ser preparado. Um solo arado a semente tem mais facilidade de crescer sua raiz e por a terra estar mais fofa, retém mais agua para a planta, uma terra dura a agua se evapora rápido, e um terreno onde tem espinhos, elas já colocaram suas raízes e consomem a agua do solo, por isso uma planta no meio de espinhos tem muita dificuldade pra crescer.
Na vida cristã ter raiz é muito importante, uma planta com raiz rasa, até o vento a derruba, tem crentes na igreja que acredita em qualquer coisa, tudo que as pessoas dizem eles acreditam ele não tem uma raiz na palavra de Deus, outros crentes se perguntarmos algumas coisas da fé cristã ele não saberá responder, ai lembro de um caso interessante, um dia a igreja sede, eles fizeram um evento pras senhoras, eles colocaram uma mesa pra cada congregação no meio do salão, e colocaram um nome de uma mulher da bíblia em cada mesa para cada congregação, a mulher da nossa congregação era Debora, uma senhora nova convertida, perguntou a esposa do dirigente quem era Debora, a esposa do dirigente respondeu, não sei. Veja, uma esposa de dirigente com muitos anos que é crente! não queria que ela soubesse tudo sobre Debora, pelos menos dissesse qualquer coisa dela como, ela foi profetiza de Israel, ou foi juíza, mas dizer simplesmente não sei?
 O crente ele tem que ter raiz profunda no evangelho, ter certeza, convicção da sua fé, pra poder ter um melhor crescimento e não ser arrancado facilmente.

A falta de sol pro seu crescimento!

Muitas plantas até morrem se não tiver sol constante, faz parte de um processo natural da planta a fotossíntese a utilização do sol para seu crescimento, e uma planta que cresce no meio de espinhos, ela tem pouco ou nenhum sol. Se os cuidados da vida cobrirem todo seu tempo, não tem como a luz da palavra crescer em sua vida, sem sol sem crescimento. Outros pessoas até dedicam algum tempo pra Deus, mas é tão pouco que você olha, a pessoa tem tantos anos que é crente e não conhece quase nada bíblia. Algumas pessoas ate tem um pouquinho de conhecimento mas são tão desleixadas com palavra, algumas ate acreditam em filmes, pensam que a historia do filme é verdadeira, outras pessoas falam besteiras sem sentido nenhum como nesse vídeo abaixo.

Agora vou falar de outro motivo na explicação de Jesus, pra uma semente não dar fruto.

           Em Mateus:
 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

           Em Marcos:
19 Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.

            Em Lucas:
14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição

Nos três evangelhos as “riquezas” é um problema.

Veja no original aqui a palavra riqueza que esta nos três evangelhos.

G04149 πλουτος ploutosda raiz de 4130; TDNT - 6:318,873; n m
1) riquezas, fortuna
1a) abundância de possessões materiais
1b) abundância, plenitude
1c) bem, i.e., aquilo com o qual alguém é enriquecido

Coloco em destaque essa palavra, pelo crescimento de adeptos da teologia da prosperidade, pessoas que a cada dia mais, pensam que essa vida passageira é para usufruirmos de riquezas, para cada dia termos mais e mais. Embora saiba que pra tudo eles tem um resposta, pra proteger a sua ambição em ter cada dia mais, nunca vi uma resposta deles para o ato da igreja primitiva, em que eles venderam seus bens para ajudar os irmãos necessitados.

E agora pergunto Jesus não reprova aqui a teologia da prosperidade?

Qual é sua resposta pra esse ensinamento de Jesus?

Os crentes só falam em ter cada dia mais, é nas musicas nas mensagens, em tudo só fala nisso. Sinceramente é um caso sério.
 
Agora vão alguns versículos da palavra de Deus, falando das arvores que não dão frutos ou dão frutos ruins

E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.” Mt 3:10


“6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.” Lc 13:6-9


EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Jo 15:1,2

0 comentários:

Postar um comentário

deixe sua opnião, criticas e conselhos todos são bem vindos