quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Conheça a história das festas de aniversário

Conheça a história das festas de aniversário!
Embora seja um costume brasileiro em sua cultura, o aniversário de nascimento ou dia natalício não se origina aqui.
Conheça o que a história e a bíblia dizem sobre aniversário.

Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração com o requinte de velas acesas nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro.
  Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão. Os gregos dizem que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa ideia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos.
            Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual. - The Lore of Birthays (New York 1952), de Ralph e Adelin Linton, pág.8, 18-20.

O que aprendemos nessa fonte?

            Comemorar aniversário é costume pagão. A igreja rejeitava no inicio, mas como nos dias de hoje a igreja acaba acatando coisas mundanas para dentro da igreja.
            Os judeus não comemoravam aniversários até que, por surgimento de derivações da religião judaica, começaram a ter tal pratica, mesmo reconhecendo que no torah não tem nenhuma evidência para tal comemoração.
           
Mas vamos agora ver o que a bíblia diz sobre aniversário. (você pode ficar surpreso mas a bíblia fala de aniversário)

Primeiro vamos falar do mais comentado entre os pregadores, o aniversário de Herodes. Mt 6:21 “E, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia do seu aniversário, dava uma ceia aos grandes, e tribunos, e príncipes da Galiléia,”
           
            Muitos pregadores citam o aniversário de Herodes, mas para falar de Salomé e João batista, mas o que podemos aprender nesse versículo? Que Herodes era romano, a bíblia faz questão de mostrar que Herodes comemorava seu aniversário, costume que não pertencia ao povo de Deus. Em nenhum outro lugar do novo testamento, você vai encontrar outra passagem falando sobre aniversário, a não ser o mesmo acontecido em outro evangelho, Mt 14:6.

Agora vamos mostrar outro aniversário da bíblia.

Gn 40:20 “E aconteceu, ao terceiro dia, o dia do nascimento de Faraó, que fez um banquete a todos os seus servos; e levantou a cabeça do copeiro-mor e a cabeça do padeiro-mor, no meio dos seus servos.”

 O outro aniversário que a biblia mostra, é de quem? Faraó.

Documentos datam o costume de se comemorar o aniversário em pelo menos 3500 anos, o livro de Bereshit menciona um banquete em honra do aniversário de um Faraó no ano de 1534 AC.
         O que aprendemos com isto? Que festa de aniversário é de costume do Egito. Então, quando se comemora um aniversário, estamos concordando com os costumes do Egito.
        
         Uma coisa que podemos observar na bíblia, que as festas que Deus estabelece para o povo eram todas para glória dele. Festa em que os homens celebravam para lembrar-se do livramento do senhor no Egito, para agradecer pela colheita, etc.
         E o aniversário é uma festa em que toda glória é pro homem. Os presentes, pedidos, parabéns, etc são todos focados no homem.
         Até em festas de crentes, principalmente infantis, sequer fazem uma oração de agradecimento. O que eles pensam é, em comer e se divertir, e o Senhor vai ficando de lado.
         No judaísmo hoje, alguns aniversários que se comemoram é a data de nascimento dos lideres de seitas judaicas. Eles meio idolatram criadores de ramificações no judaísmo.
        
         Dentro do que aprendemos, é certo comemorar aniversário? Ou você é mais um que fala o que que tem? Ou diz que em festa todo mundo fica feliz.

112 comentários:

  1. Querido irmão, chega de analises fora do contexto, não vi em nenhum destes textos a proibição de se comemorar o aniversario de alguém.

    METANÓIA e reforma com o ESPIRITO SANTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não usei em nenhum momento o contexto do texto, usei o cenceito histórico.
      Entenda eu usei o termo "não devemos", e não o "não pode", não dever é olhar pra situação em analise com principos. Eu coloquei la os principios aos quais eu sigo para se evitar comemorações de aniversário, da mesma forma que tenho principios ao qual sigo para não beber, fumar, andar desnudo, e tambem chegar cedo no culto, ir a escola domical, etc.
      nada disso citado a acima a biblia nos ensina de maneira literal que é proibido, e a biblia nos ensina através dos pricipios da reverência, e compromisso com as coisas de Deus que devemos chegar cedo no culto, ir a escola dominical, não ficar andando no templo na ora do culto etc. Vivo através de principios, e não de regras.

      Excluir
    2. Até parece que o povo de israel nao era festeiro e os antigos nao ficavam alegres de vinho de vez em quando. aí faco mais um ano de vida e, nao fico feliz, nao comemoro, faco um cultim de acoes de graca sem salgadim no final. ta bom. o povo de deus celebrava libertacoes; eu quero celebrar com os que ficam alegres mais um ano de sobrevivencia em dias em que as torres de siloe vivem caindo.

      Excluir
    3. Em nenhum momento eu citei para vc não ficar feliz
      Felicidade é condição daquele que tem Jesus em sua vida, então se é em uma data especifica que te deixa feliz!!!
      Vc poderia dizer que ficaria alegre pois com qualquer coisa o homem pode ficar alegre, bebendo, se prostituindo, etc.
      O que eu digo é que coisas inventadas pelo homem são para proveitos egoistas, e as festas que Deus estabeleceu são para honra e glória Dele, e aniversário é para honra e glória do homem.
      Prefiro me alegrar todos os dias por saber que as misericórdias do Senhor é causa de eu não ser consumido e que o Senhor me sustentou mais um dia, do que encher a pança em uma data especifica, querendo toda a atenção ao me redor.
      Entenda irmão tudo a nossa volta tenta nos induzir a tirar Deus do primeiro lugar da nossa vida.
      Então o que eu digo é que viva todos os dias com a gratidão a Deus que vc da na comemoração do seu aniversário.
      e comente tambem naquilo que vc concorda e de sua opnião que é sempre bem vinda.

      Excluir
    4. acho estranho voce falar de escola dominical quando fala de respeitar os costumes de YHWH.sabia que o domingo é adoraçao do deus mitra? leia a biblia e aprenda a guardar o shabath.
      paz

      Excluir
    5. O Alderi respondeu defendendo suas crenças! Se não ha na biblia ou em outro canto proibição de comemoração de aniversario, Por que não se comemorar por estaR VIVO? Ja que o salario do pecado é a morte. Viver só pode ser dadiva de Deus!!! Vamos comemorar cada dia de vida sim! Pois se Deus quisessemos que ficassemos felizes com a morte de alguem não condenaria o homicidio em seus mandamentos.

      Excluir
    6. não falei em respeitar costumes do antigo testamento e sim de seguir principios, e a observancia do sabado eu tenho em principio tambem.
      entendo eu que Deus não aboliu o sabado e sim queria que o povo separasse tempo pra ele não por regra e sim por principio o objetivo do sabado é para o homem ter tempo pra Deus, no novo testamento só não existe regra se sabado, segunda, domingo, Deus quer que separemos tempo pra Ele de coração e sincerirade.

      Excluir
    7. Na minha opinião. Vocês acreditam no que querem acreditar. Acho que se fosse errado o aniversário estaria na bíblia pois a Bíblia é o livro sagrado e la contém tudo para nos.

      Excluir
    8. veja bem se precisa ter algo escrito na biblia de forma precisa, então a biblia seria só um livro de regras e não ensinamentos, eu pretendo sempre seguir principios, imagine se nós só deixássemos de fazer alguma coisa se tivesse literalmente escrito na biblia? então poderiamos fumar maconha pois não esta escrito na biblia, cheirar cocaina, ter varias esposas, pois não vejo proibição na biblia diretamente a igreja que o homem não pode ter mais de uma mulher e tantas outras, por isso digo a biblia é livro de principios não de regras, as lei passou agora estamos na graça! agradeço pelo seu comentario!

      Excluir
    9. A Bíblia diz todas as coisas m são lícitas mais nem todas me convem

      Excluir
    10. Na Bíblia também não está escrito que não se deve fumar, nem usar drogas, nem encher a cara de cachaça, mas todos sabemos que estas não são condutas que honram o nome de Deus, nem fazem bem à nossa saúde... Precisa dizer mais alguma coisa????

      Excluir
    11. Amigão na bíblia está escrito sim que não podemos ter várias mulheres em 1 coríntios 7!
      E também está escrito que não podemos tomar atitudes que danifiquem a nossa saúde mental espiritual e física!, que nesse caso seria o álcool ou qualquer tipo de droga!

      Excluir
    12. Crianças! Monte de meninos na fé. Alimentos sólidos Alderi é para os adultos,deixem quem quiser da seus banquetes no seu aniversário, eu agradeço a Deus por todos os dias.

      Excluir
  2. Respostas
    1. voce e evagelico certo ,,parabens voce tem um bom conhecimento,,,apenas os testemunhas de Jeova possuem esse cohecimento sobre aniversario natalicio,,e nao o comemoram

      Excluir
    2. brasileiro precisa aprender a correr atrás de conhecimento e não ficar perdendo tempo com discussões bobas e achismos, o cara tem conhecimento porque buscou, baixemos a bola e busquemos conhecimento e paremos de ser massa de manobra de fanfarrões!!!

      Excluir
    3. Amigão veja bem! Você não comemora aniversário porque vc não quer, porque a bíblia não condena isso! Se Deus não se preocupou em nos fazer alegres e felizes, porque nós deu a vida?! Porque deixou Noé sobreviver ao dilúvio?! Porque veio a esse mundo ser crucificado para derramar todo o seu sangue e nos dar a oportunidade de sermos perdoados?! É lógico que o aniversário de um cristão deve ser completamente diferente do mundo! Deve se ter ordem e decência, e a honra e a Glória deve ser dada toda pra Deus que nos deu a vida, e tudo que precisamos ele criou PARA NÓS! Esse seu pensamento é masoquista e flagelador! Deus nos ama e gosta de festa sim, principalmente quando se trata de uma vida cristã!

      Excluir
    4. Agora pra esse amigo e irmão isnard Souza... TOMA VERGONHA NESSA CARA MEU AMIGO! O Sr. Não tem nem um pingo de vergonha de fazer uma declaração tão IGNORANTE como essa não! Se esse amigo aí estudou eu te garanto que eu estudei mais do que ele! Vc sabe oque EU SOU?! Ou que grau de escolaridade é o das pessoas que estão lendo esse estudo?! Meu amigo... se vc é BURRO isso é problema SEXUAL todo seu, que não quiz estudar! E o FANFARRÃO pelo visto é VC!!!! #BURRO #ANIMAL

      Excluir
    5. perdoe queridos isnard souza e thiago santos aqui o objetivo nunca sera ofender ninguem, e como disse recebo qualquer opinião contrária desde que seja a luz da palavra de Deus, que não foi seu caso thiago santos.

      Excluir
  3. Em geral, as pessoas insistem em comemorar aniversários por fazer parte da cultra, porque aprenderam assim e assim ensinam para seus filhos, não estão preocupadas com o que é certo, se estivessem pesquisariam a origem de tal comemoração. EC 7:1 diz: Melhor é a boa fama do que o ungüento precioso, e o dia da morte, melhor do que o dia do nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem creio que o homem quando aprende uma cultura é dificil deixar de praticala e tendem sempre a proteger essas praticas!! obrigado pelo comentario!!

      Excluir
    2. Esta certo e costume pagão.Com a morte pode-se ter ideia se a vida valeu a pena!

      Excluir
  4. Correto.também acho que num aniversario a honra as palmas são para o homem e nós os cristãos não devemos dar honra aos homens e sim a DEUS toda honra e toda a glória agora e sempre. E quem não concorda com isso são aqueles que gostam de viver carnalmente fazendo os desejos da carne.parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem irmã obrigado por seu comemtário e qualquer coisa estamos a disposição.

      Excluir
    2. Adorei!!!!!!!!!!!!!!, PRINCíPIOS BÍBLICOS NÃO É PARA TODOS, MAS SIM ,PARA AQUELES QUE QUEREM E ALMEJAM AGRADAR A ESSE DEUS TODO PODEROSO. OBRIGADO alderi valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta certo irmao o apostolo tiaago em sua carta diz claramente q o bom religioso é cuidar dos orfao e cuidar das viuvas e nao se contaminar com as coisas desse mundo e o q nao seja aos cristao sao para o mundo. que deus abençoe o irmao e continue pregar a verdade.

      Excluir
    2. Gostaria de acrescentar tambem. Quando viemos para o mundo foi porque pecamos no ceu. Entao viemos para a "cidade de refugio" que é a terra para pagar os pecados do ceu. Entao se viemos porque pecamos, nao devemos comemorar nascimento. Quando somos batizados sim pois nascemos para uma nova vida.
      Abraços. Gerson

      Excluir
  6. Muito bom o texto!!!
    Gostei muito que o sr. colocou referências além da Bíblia! É importante ver que essas análises são feitas por pessoas do mundo, não apenas pelos estudantes da Bíblia! Assim ganhamos mais credibilidade :D
    Muito bom seu ponto de vista sobre a citação dos aniversários na Biblia, como mostra de que não fazia parte do povo de Deus! Nunca tinha visto dessa forma!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado por comentar e expressar sua opnião!!

      Excluir
  7. Embalsamar o corpo quando morria era um costume pagão no Egito, e José servo de Deus quando morreu foi embalsamado. Será que por isso ele não terá salvação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz do Senhor Jesus!!! Saiba que o povo de israel quando saiu do egito levou consigo varios costumes de lá que Deus foi abolindo aos poucos leia exodo que vai ver que Deus foi fazendo aos poucos a mudança no povo e embalsamar o corpo servia para preservação do corpo por longo periodo o que é usado pela ciência em alguns casos, lembre-se que o egito foi um grande contribuinte pra medicina da época e lembre que foi um pedido de José para que não deixassem nem os ossos dele no egito e levassem para canaã o que foi feito. o fato de ser pagão não quer dizer que é errado entendo que coisas sacrificadas aos idolos ou tenha forma de idolatria são abominaveis ao Senhor então embalsamamento que hoje se faz de maneira moderna não se torna errado, da mesma forma se as festas que fazem hoje fossem pra exaltar o Senhor amem, convenhamos que não é isso que acontece, comemorar não é errado e sim trazer glória para o homem é; eu garanto que uma festa de agradecimento por um ano que se passou a partir da data natalicita em que se é convidado irmãos e irmãs e demais pessoas que é considerados importantes sem buscar o interesse de beneficio próprio que é receber presentes e celebrar ao Senhor e dizer se alegrem comigo pois até aqui o Senhor tem me ajudado o que se parece com as festas de israel e hoje é bem parecido com culto de ações de graças as pessoas acham chatas. Então pra a maioria é melhor chamar qualquer pessoa com intenção de receber presentes na troca de lhes dar comida celebrar a nada, e simplesmente encher a pança entregar a troca que é o presente, dar as devidas glorias ao aniversariante e ir embora.
      e Obrigado por comentar e que Deus continue te abençoando!!!

      Excluir
    2. olá irmão!!!!!!!!! tive uma experiência com DEUS tremenda , e desde de então rendo graças ao senhor todos os dias da minha vida principalmente a cada ano que passa pois me curou de um câncer à dez anos hoje me concedeu ver os meus netos GLÓRIA À DEUS PARA ELE TODA HONRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  8. Eu li nar bíbllia que nós devemos dar toda a glória a Deus, mas a mesma bíblia diz que devemos honrar a quem tem honra, Dulcinéia, acho que cada um sabe como fazer para herdar a vida eterna. Ao invés de tais comentários oremos pelos que não tem entendimento nem conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Um povo que se preocupa em não se contaminar com essas práticas pagãs e manter a sua adoração limpa só se observa entre as Testemunhas de Jeová.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que não quer dizer que em tudo eles estão certos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Não compartilho de suas crenças, porém concordo em tdo que disse em relação a não comemorar aniversário. Sou testemunha de Jeová e por meio de princípis bíblicos apresentados como estes que cito, nos mantemos limpos e afastados de práticas pagãs.

    ResponderExcluir
  11. Amanha é meu aniversáro!!! pesquisei sobre isso pq um amigo havia me falado, agora deixo a pergunta: Se o faraó nunca tivesse comemorado o aniversario dele, seria certo eu comemorar o meu ? O aquele infeliz fez da vida dele , dos costumes dele nao pode tornar isso pecado na minha vida!!!!! O faraó comia??? entao nao posso comer??? Bom, cheguei a concluçao que amanha, dia 14 de maio vou sim festejar,. festejar a vida que Deus me deu, graças a Jesus Cristo !!!! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim vc pode fazer o que quiser mas comer, beber, fazer necessidades fisiológicas, e respirar são atos naturais que não temos opção de fazer, mas ato de comemorar aniversário é costume inventado pelo povo, para total glória do homem, e escolhemos se fazemos ou não!
      fique na paz do Senhor!

      Excluir
    2. para a glória do homem dependendo do ponto de vista. A bíblia fala que devemos glorificar a Deus por suas obras e feitos, por que não agradecer a Ele e glorificar seu nome por causa de um nascimento, de um aniversário? Compartilho das idéias do Adair Carvalho pois Deus nos deu a opção de escolher usar as coisas para adora-lo ou não. Não é pq um faraó fez coisas erradas em seu aniversário que a comemoração se torna algo pagão. Então vamos parar de comemorar casamentos tbm, qual a diferença entre uma e outra comemoração? Jesus participou de festas e comemorações, por que não deveriamos tbm?

      Excluir
    3. esse principio de que temos a opção de escolhermos usar as coisas para adorar a Deus ou não eu não acredito, veja bem um homem abre uma igreja e coloca como tema "igreja da maconha" pois a erva foi criada por Deus!!! ele acha na sua visão que esta adorando a Deus no uso da maconha!!! eu vou pegar meu ventilador e vou usar ele pra adorar a Deus? qual proposito? acredito sim que escolhemos com instrumentos musicais pois temos a opção de escolher o que tocar com ele!!!!! e casamento e aniversário são coisas diferentes!! Deus que instituiu o casamento desde Adão e Eva, mas onde esta uma comemoração de aniversário instituída por Deus? e as festas que Jesus participou foram as que Deus estabeleceu!!

      Excluir
  12. KKKK GENTE !!!SABE O QUE PENSO.... SE JESUS ESTIVESSE ENTRE NÓS ...COM CERTEZA ELE IRIA BALANÇA A CABEÇA E SEM UMA PALAVRA IRIA DIZER MUITAS COISAS MAS EU COMO MORTAL ... DIGO QUANTO BESTEROL !
    .. TUDO QUE FIZERES FAÇA O COMO PARA O SENHOR !
    NÃO O QUE FAZEMOS, COMO E PARA QUEM FAZEMOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema é que não fazem pra o Senhor, e sim em total idolatria e egocentrismo.
      fique na paz do Senhor!

      Excluir
    2. Valeu MARCIA. AFF...Parece que estamos retrocedendo... Olhando para o exterior do copo, lavar as mãos...etc. Quando Jesus veio ele condenou tudo isso. Acredito que quando vou em algum aniversário vou para me alegrar com algum amigo, não para adora-lo ou dar a glória para ele. Parece que todos somos tão tolos so ponto de irmos a uma festa para idolatrar algum irmão ou pai, mãe... Quando Jesus foi ao casamento e transformou água em vinho ele foi idolatrar os noivos???? Acredito que foi festejar com eles, não adora-los.

      Excluir
    3. o dificil é que a pessoas não assumem que idolatram, por exemplo alguns vão a shows gospel e colocam faixas como nome de seu idolo gospel e gritam seu nome, isso é idolatria mas os que fazem assumem?
      e agradeço seu comentario!!!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Ótimo texto! vejo o aniversário como uma data muito comercial, assim como muitas vezes o natal (muitas vezes) acaba se tornando também... As pessoas acabam tendo que comprar e se endividar para agradar alguém! Isso não é felicidade é consumismo.

    ResponderExcluir
  14. jesus proteja todos voceis adorar só ao senhor

    ResponderExcluir
  15. Eu também não concordo em comemorar aniversario mas você fez um texto dizendo ser bíblico em Mt 6:21 não fala de aniversario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala sim, aniversário e dia natalicio é a mesma coisa!!!

      Excluir
    2. Alderi, concordo com muita coisa que você afirma, mas em Mt. 6:21 esta escrito "PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, AÍ ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Só estou mencionando isso não pra desabonar o você tem dito aqui no teu blog, pelo contrário, concordo plenamente no que diz sobre honrar a Deus e não aos homens. Que Deus continue a lhe abençoar, te protegendo, te guardando e te iluminando.

      Excluir
    3. a palavra "TESOURO" nesse versículo se refere ha algo que temos como precioso, que pode ser qualquer coisa material ou não! abraço e agradeço o comentario

      Excluir
  16. Louvado seja Deus pela frontalidade que o irmão abordou este assunto, temos que ser coerentes no que fazemos e no que cremos. novas criaturas somos.

    ResponderExcluir
  17. Gostei desse tema concordo que nao devemos comemorar mesmo!!Pois nao queremos fazer parte desse mundo assi como Jesus nao fez......

    ResponderExcluir
  18. Alderi, vc está generalizando dizendo que" o problema é que não fazem pra o Senhor, e sim em total idolatria e egocentrismo"
    E quem disse que não tem pessoas que não fazem para o Senhor??? Os cristãos comiam na presença do Senhor, então se alguém montar uma mesa no seu aniversário, convidar a Jesus para estar ali, agradecer a Deus por mais um ano de vida (porque ele é o dono da vida), se alegrar com seus irmãos, comer, beber, festejar na presença de Deus e ter um coração grato por tais coisas, está errado?????

    As coisas não são bem assim não, meu caro! Vamos parar de generalizar!!! A Palavra diz: Em tudo dai graças a Deus. (EM TUDO), então se eu quiser fazer uma festa, unindo as pessoas que eu amo para dar graças a Deus por mais um ano de vida, eu posso siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não generalizei não, eu sou não vi um como vc disse!! como falei antes se a pessoa reunir pessoas que gostam e promover um momento de agradecimento ao Senhor, tendo oração, leitura da palavra, louvor a Deus falando até aqui me ajudou o Senhor, o que teria de errado nisso? mas concerteza vc teria poucos convidados que atenderia seu convite, e alguns que fossem ficariam anciosos pro termino do momento devocional pra encher a pança, o que não acontece em festas qual o objetivo comer, comer, dar os parabens muitas vezes por educação da cultura de hoje e ir embora!!

      Excluir
  19. A bíblia é muito clara quanto aos pecados em nenhuma parte dela, inclusive nem vc que escreveu essas asneiras, mencionou um texto bíblico, mostrando o tal pecado. Pq foi um egípcio e um romano que comemoraram e por isso não posso comemorar?? Engraçado, os TJ's homens vão à reunião vestindo gravatas, quem inventou a gravata foi um gay ( até onde sei, os TJ's não concordam com o homessexualismo), então pq não é errado usar gravata?Olha, esses TJ's distorcem toda a bíblia .Experimente lê-la na íntegra sem ser manipulada pela Organização, pois até onde sei, vcs só lêem a bíblia com ajuda dos livrinhos e revistinhas, os quais enfatizam uma leitura tendenciosa da bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro não sou testemunha de jeová, sou da Assembleia de Deus, segundo estudei sim sobre a criação da gravata pois ja fui questionado por isso, vi que a gravata nada mais é que um evolução de peça vestuaria!!! como por exemplo calça boca de sino e reta, maiô e biquini como o calçado evoluiu entre outras coisas a gravada não é um simbolo gay nem pagão e não tem a ver com nada religioso, algumas igrejas usam e tem como costume usar principalmente para os obreiros como algo elegante e diferenciado e tradicional, veja como muitas profissões e lugares seculares as pessoas usam gravatas como algo culto, sério, bonito, tradicional, respeitoso, como bancos, foruns, tribunais, muitos locais de atendimento, vendo que isso faz parte da cultura ocidental, e em nada fere principios biblicos!! agradeço pelo comentario!!!

      Excluir
    2. gostei de seu tema , mas na parte da gravata ficou a desejar...Deus é sábio e perfeito e não esta em processo de evolução ele já é evoluído e completo , ele deixou escrito o que aconteceria vários séculos a frente e ate como seria o ultimo dia , por que ele conhece o ontem o hoje e o amanha ,e quando ele fez roupas para Adão e Eva ele fez túnicas , quando o Messias andou entre nos ele também usou túnicas ,ele sabia como o mundo estaria hoje , e mesmo assim ele fez túnicas e não terno e gravata e blusinha com saia e saltos altos e finesse nos cultos , então é como se você o chamasse de ultrapassado , ou como muitos dizem: isso foi naquela época por que a roupa se modernizou, seu principio do aniversario tem fundamento ,e a bíblia diz ai daquele que tropeçar em um só dos mandamentos , então temos que estar de acordo com todos ..a roupa é assim como o aniversario , uma compreensão , é mais viável que o pudor e modéstia que Paulo fala se enquadre em uma túnica , do que é uma blusinha marcando as partes e uma saia fazendo o mesmo.. sem falar que devemos invocar seu nome como o anjo revelou a Maria , e não o nome criado e adaptado por Roma e colocado na bíblia , que conhecemos hoje , devemos orar a Deus pelo seu nome , e o nome que conhecemos hoje , não é o mesmo que os apóstolos conheceram ... e nos sabemos bem que nome não tem tradução ou adaptação e sim transliteração ...

      Excluir
    3. eu ja tenho uma postagem sobre vestimenta aqui: http://informativo-cristao.blogspot.com.br/2011/07/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

      Excluir
  20. É muito bom saber que tem pessoas que verdadeiramente temem ao Senhor e se policiam em não fazer aquilo poderia afastar-se de Deus.
    Eu ja comemorei aniversãrio e hj conhecendo os planos de Deus percebi que era uma data para a minha exaltação, soprando as velas e fazendo pedido. tanta coisa aprendi na época que vivia nomundo e tudo não passa de estrume.
    Hoje quero adora e amar somente a Deus, pois eu ja morri no batismo e na morte morreram meus desejos carnais, que eu diminua e passa despercebido para que Deus cresça em mim.
    Tudo é licito mas nem tudo convem eu fazer. Eu penso assim na duvida melhor não comemorar, pois temos temor e tremor a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agradeço pela visita e pelo comentario!!

      Excluir
  21. Otim materia! Concordo plenamente!!

    ResponderExcluir
  22. Acredito na sugestão de Paulo a Timóteo lê de tudo e reter o que é bom,eu gosto muito de pensamentos cristocêntricos diferentes do convencional,para mim todos vcs me ajudaram,Paz do Senhor pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado minha querida agradeço de coração!!

      Excluir
  23. Gostei muito dessa publicação. Concordo com tudo, também não sou a favor de comemorações pagãs. u queria muito que respondesse meu comentário, porque preciso de ajuda. Falo agora sobre a páscoa, ontem meu pai comprou diversos chocolates e eu falei que não queria, porque acho que isso é um costume pagão. Ele se rebelou contra mim e falou que tudo era pura bobagem, e não quer mais que eu vá aos cultos, porque ele acha que isso está colocando ideias tolas em meu cérebro. Eu queria que ele deixasse que eu siga minhas crenças. Para isso, preciso falar com ele, mas o que falo? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha o que eu tenho por principio de errado na pascoa é comprar e comer ovos de pascoa!! porque o que é um ovo de pascoa? nada mais é que um chocolate derretido pincelado em uma forma em forma de meia banda de ovo que duros e juntos formam um formato de ovo que embalado num papel enfeitado e colocado dentro alguns bombons ou brinquedo ou seja ovo da pascoa é chocolate!! o problema não é o chocolate e sim o simbolo que ovo traz eu posso sim na epoca que o brasil comemora a pascoa comer chocolate e dou pra minha filha tambem mas não compro nem deixo ela comer ovo de pascoa, da mesma forma que não deixo ela comer aqueles doces de cosme e damião que povo distribui na rua por questão de principio meu e religioso, quanto como vc deve proceder com seu pai, primeiro a biblia diz que devemos responder com mansidão a razão de nossa fé, nunca brigue com ele por nada inclusive isso, procure sempre aprender e mostrar o que os cultos a as igrejas ensinam de bom como respeitar a Deus, a não roubar, respeitar os pais, a se dedicar na escola, a educar os filhos, as coisas boas que a igreja ensina, eu sempre deixo claro que se eu não fosse crente iria encher a cara dirigir bebado por ai e poderia sofrer um acidente, levar um tiro nessas festas, etc.. mas eu amo o Senhor Jesus e sei que ele não quer isso pra mim por isso eu não faço isso, mostre sempre que vc é uma pessoa melhor por Jesus!!

      Excluir
  24. Caros, vocês estão preocupados com coisas irrelevantes que não levam para lugar algum, o que está faltando é o amor nos corações. podemos comemorar o aniversario sim e não vejo nada que nos impeçam não podemos adorar a criação e sim o criador Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entenda,tudo no Reino é relevante, a unica coisa que não vou afirmar de modo algum é se quem comemora vai ou não pro céu, eu como modo próprio de vida procuro não comemorar!

      Excluir
  25. Trabalhar é pecado!
    Pois na sua teoria trabalhar não é pra honra e gloria de Deus. É pra sua honra e sua gloria... ou seja pecado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora ainda não tenha me aprofundado no assunto, sei que no começo trabalhar com enfado era uma espécie de castigo, depois a bíblia fala que é honroso, como é pecado se é honroso? não é porque tem pessoas egoístas que trabalham só pensando em si mesmas, quer dizer que todas são. Tem pessoas que trabalham em beneficio da família, outros alem da família própria ajudam os necessitados. Eu observei la no RJ que muitos estão mudando a respeito de festas de aniversários, eles agora estão fazendo cultos de gratidão a Deus por mais um ano passado em suas vidas, eu nunca fui em nenhum pra saber como é realmente, mas a ideia já é algo bom, vi cartazes até de vigília de gratidão.

      Excluir
  26. Sua pesquisa esta corretíssima amigo e é triste ver muitos que se consideram cristãos tapando os olhos pra coisas tão claras! O fato é que nem tudo na bíblia exige proibição clara e especifica, foi por isso que o Senhor Jesus resumiu todas as leis em duas apenas, para que possamos aplicar essa leis a base dos princípios e por isso sabemos que muitas coisas são erradas e inaceitáveis para Deus por simplesmente olhar para a lei que rege o principio! As festas de aniversários têm origem e costumes pagãos e apenas isso já deveria ser um motivo forte para quem quer estar limpo perante Deus enxergar o que essa festa é, mas como as pessoas gostam e tem prazer nessa festa, não querem ver e aceitar por que teriam que se colocar em posição arbitraria triste isso. E pensar que muitos Cristãos primitivos foram mortos e deram suas vidas por se negarem a participar em festas pagãs! O comportamento desses cristãos de mentira é profetizado em 2 Tim. 4:3,4. A única religião que segue esse principio são as TJs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário meu querido!!

      Excluir
  27. A música parabéns pra você é do diabo?
    Postado por André Sanchez em: Sem categoria
    Por André Sanchez

    “A música ‘parabéns pra você’ que costumamos cantar nos aniversários é do diabo e carrega nela uma maldição. A palavra ‘ratimbum’ significa que você está maldiçoando a pessoa. ” Essa é uma afirmação que tem circulado no meio evangélico e que tem feito muitas igrejas proibirem seus membros de cantar o famoso “parabéns pra você” em suas festas de aniversários. Mas será que essa música popular carrega em si palavras de maldição?

    Abaixo transcrevo o conteúdo de um e-mail [aparentemente escrito por um cristão evangélico] que tem circulado na Internet e que fala sobre esse assunto. O e-mail é de autoria não identificada:

    “RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde a Idade Média. Por muito tempo cantamos inocentemente um “parabéns” para alguém que está aniversariando e, até ai, tudo bem, tudo certo. É um aniversário. O que muitos não percebem é que depois da música vem sempre o tal de Ra-tim-bum! (este é o significado: eu amaldiçôo você). Existiu até certo tempo um programa infantil chamado de Castelo Ratimbum, que tem o significado de “Castelo da Maldição”. Precisamos vigiar mais, pois a Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento. Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la? Observe que detalhe sutil: depois de dizer a palavra Ratimbum, pronuncia-se o nome do aniversariante várias vezes. Vamos ficar muito atentos para isto. Se não vejamos: quantas vezes você já cantou para as pessoas: ” É BIG É BIG (é grande, é grande), É hora é hora (neste momento, nesta ocasião): RA-TIM-BUM (Eu amaldiçôo você), Fulano, Fulano, Fulano”.realmente VC esta muito certo eu sou uma testemunha de Jeová e nossa religião não comemora aniversário pois aprendemos através da bíblia que adoração exclusivo e ele merece.

    ResponderExcluir
  28. Porque vcs colocam só o anirvessario que é pecado e que é pagão,coloque tmbm o futebol que muitos homens cristão amam e veneram e muitas outras coisas que é pecado; como as vestes que colam o corpo da mulher cristã não só dentro da igreja mas tmbm nas ruas.E são tantas coisas que é pecado e esta na biblia e mesmo assim todos praticados.Quando falarem do que é pecado pagãos coloquem todos os que estão na biblia e as pessoas praticam....Pensem bem o adultério é pecado,e porque vcs não pregam nas pra pessoas ta na biblia tmbm. Seja um verdadeiro atalaia de DEUS,não só um comentarista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagina colocar em uma unica postagem tudo que essa igreja moderna faz de errado contrario as escrituras???? teria que comprar uns 3 teclados, e ficar um mês sem trabalhar!!

      Excluir
  29. Até quando esses que se dizem cristaos vao continuar assim? Envolvidos nos assuntos do mundo? Sabe que Jesus foi perseguido pelos Fariseus? Pq ele nao fazia parte do mundo. Nao tinha envolvimento com costumes dos mundo.

    ResponderExcluir
  30. Quanta besteira......

    ResponderExcluir
  31. .
    devemos agradar a jeova .que nos da a vida e providenciou a vida eterna .

    ResponderExcluir
  32. kkkkk quanta maluquice...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido não respondo esse seu comentário em forma de disputa seja ela qual for, pq estou fazendo um estudo sobre isso e sou totalmente contra, mas eu estudei, orei, e tenho a total certeza daquilo que escrevi. Coloquei referências históricas, bíblicas, todo o assunto foi bem pautado, agora chamar de maluquice é fácil, mostre diante das escrituras de sua forma aonde estou equivocado que estou a disposição pra esclarecer a medida do possível!!

      Excluir
  33. A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latreia significando "adoração" - neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente

    ResponderExcluir
  34. Se eu fizer um bom trabalho ou alguma coisa boa para alguém é errado eu receber parabéns? Porque nesse sentido eu estaria recebendo para honra própria própria. Se eu dar parabéns para alguém é errado seja por aniversário ou por qualquer coisa? Se você for promovido e tiver um aumento de salário por ter desempenhado um ótimo trabalho e você aceitar você estaria pecando pois estaria recebendo honras que pertencem a Deus por ter te dado a vida e sabedoria? Se eu disser obrigado eu estarei exaltando uma pessoa e não estarei dando glória a Deus? Hoje eu vou trabalhar e tem muitos impuros lá e quanto mais eu trabalhar eu e mais meu chefe que é impuro seremos honrados por homens, então estou pecando? Acredito que os pecados são bem claros na bíblia e estão no coração do impuro ou cristão. Na referência a erodes o aniversário acaba roubando atenção do verdadeiro ensinamento, que está na verdade em Marcos 6-21 e não em Mateus que de nada tem haver com o aniversário. Estude a bíblia e tire ensinamentos das coisas importantes para a vida na presença do Senhor. Abraços

    ResponderExcluir
  35. Se comemorar aniversário fosse errado isso estaria bem claro pois seria um mandamento, uma ordem e não um ensinamento em uma passagem que apenas mencionado a descrição do que estava acontecendo. Nesse sentido continuando em Marcos 6 - 4: E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na suapátria, entre os seus parentes, e na sua casa. o profeta era honrado pelos seu parentes amigos e casa. mais adiante "Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia", se tudo o que Herodes fizesse fosse errado como um ensinamento então fazer isso com um profeta também seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me mostre dentro da bíblia e historicamente a comemoração natalicita entre os judeus? e me mostre tbm entre os cristãos? festa de dia natalicito era costume pagão não adotada pela igreja primitiva, pois não temos nenhuma referência a respeito disso, mas sabemos pelo a história cristã, que ouve uma junção da do paganismo com o cristianismo, no interesse de agradar a todos durante o império romano que até hoje perdura.

      Excluir
  36. VOCÊ HÁ MUITO TEMPO TEM FALADO SOZINHO.mas percebo que vc nen se importa com isso. Você só quer falar e expor o seu ponto de vista, como uma pessoa que não muda de opinião porque já tem um raciocinio padronizado. Porém digo que se buscarmos a intenção da comemoração dos aniversários atuais e as parabenizações por quaisquer méritos, de fato estamos exaltando ao homem e acarretando a ele méritos por sua sabedoria, beleza, e outros adjetivos. Elogios nos deixam orgulhosos e vaidosos e isso é
    pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ler na postagem inteira, que em nenhum momento eu afirmo que comemorar aniversario é pecado, eu uso do efeito do auto julgamento, as pessoas leem as referencias bíblicas e históricas que coloquei e elas mesmas acabam afirmando em si mesmas que estão erradas e faço isso em outras postagens tbm.

      Excluir
  37. Eu também estou aqui para expor a minha opinião, não para julgar, porém mais do que isso estou tentando trazer uma linha de raciocinio compreensivel do porquê, da intenção de tais conflitos de opiniões.

    ResponderExcluir
  38. Alderi.. .sabe o que acho que tem que fazer? ignorar os bodes... a Bíblia não condena o aniversário mas também não diz para o fazê-lo... mas dias que é sim sim, e não não... o que passa disso é procedência maligna.. pronto... Filipenses fala para se alegrar NO SENHOR... não em festas para se encher o ego... como você disse, questão de princípios... Jesus nasceu, e foi apresentado, ok, festa. no nascimento, não nos anos seguintes ao seu nascimento... ah. por sinal.. com 33 anos foi crucificado, morto e sepultado, e ressuscitou ao 3º dia... isso sim devemos comemorar e se alegrar, JESUS ESTÁ VIVO.. te pergunto: alguém comemora isso com ações de graça?

    a Bíblia também relata que não devemos usar das coisas do mundo para as coisas de Deus... até o século 4 os judeus nem cristão comemoravam... porque deveríamos nós fazer o comemorar? já que cantam o parabéns para você.. porque não louvam a Deus com Salmos?

    se é para comemorar porque Jesus não mencionou isso no sermão do monte? já que para estas pessoas isso é tão importante....

    um aniversário se resume a isso, o beneficiado dá uma festa, ou recebe a festa, para si... ele é o centro... não Deus.. ele recebe o louvor das pessoas.. não Deus... a festa é dada em troca de bençãos e de atenção.... pra mim isso fere o 1º mandamento... que diz, adorarás o teu Deus em primeiro lugar e de todo o teu coração e de toda a tua alma com toda tua força...
    pra mim o aniversário se resume a isso...

    Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    1 João 2:16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.edifica-te.blogspot.com meu blog. passa por lá....

      Excluir
  39. estas pessoas que criticam são geralmente os vai e vem, frequentam a igreja mas nada tem de Cristo, pois não aceitam as Leis e Mandamentos de Jesus... não tem a Bíblia como estatuto... Mateus 5,6 e 7 não são suas regras... eles simplesmente inventam regras que ouviram alguém dizer, fazem de inverdades as suas verdades, criticam os que proclamam a verdade, e não aceitam a palavra que exorta... opa... estes são os fariseus.. ainda os vemos nos dias de hoje...

    as pessoas em geral se resumem basicamente assim...

    em uma rua, existe um sinal. e no momento está vermelho.... porque está vermelho? pessoas passando ou está verde para outro sentido de fluxo de veículos...

    alguns passam direto pelo sinal vermelho, outros param...

    os que passam não possuem respeito com leis, não ligam, não estão nem aí para as consequências... não se importam com o próximo, pois não querem saber se podem causar acidentes e ferir outros, só se importam com sigo mesmo...

    os que param se dividem em dois grupos...

    o primeiro... para porque que uma lei que diz que se não parar serão multados... pois se não houvesse a lei da multa, passariam assim mesmo no sinal vermelho, porque não lhes importa nada, apenas querem evitar as multas... o sinal está vermelho sim, obedecem por medo de tomarem algum prejuízo...

    o segundo grupo para no sinal vermelho porque lhes é lícito parar, não porque há multas, mas porque é assim que deve ser, mesmo que se não houvessem multas eles parariam no sinal vermelho, pois se importam, afinal, está no momento vermelho para eles, porque é a vez de outro, para outro está verde. se importam em não causar acidentes... se importam com seu próximo... ou seja, param não por medo, mas porque lhes é lícito parar...

    assim também são os cristãos... fazem o que lhes é lícito fazer... pois Paulo disse que pode todas as coisas, mas nem todas lhes convém... posso passar no sinal vermelho? sim? não? o que te impede? apenas seu coração voltado para Deus... isso é o que te impede ...

    a Palavra de Deus é o que é, e é o que está escrito.. quer goste, quer não goste, quer aceite ou não aceite.

    ResponderExcluir
  40. Se você afirma que comemorar aniversário não é costume Judaico e por isso você acha que os Judeus estão certos, então por que você acha que eles estão errados em guardar o sábado sendo que este é um mandamento e domingo sempre foi costume pagão e não do povo de Deus? Por que os judeus estão errados em uma coisa e certos em outras? Quem decide isso, você? Se sim, então, o que você afirma sobre isso não passa de mera opinião sua, já que não contesta a guarda do sábado consistentemente nem tão pouco o aniversario. Pois se você conseguir contestar a guarda do sábado em meia dúzia de linhas no seu blog sem citar nenhuma midrash de um só rabino Judeu, nem um texto do Antigo testamento ou do novo, ou mesmo fatos históricos sobre isso na igreja dos primeiros séculos, você é um gênio que vai fazer os Judeus deixarem de guardar o sábado desde a saída do Egito até o Milênio ou o novo Mashiah.
    Opinião, por opinião, cada um tem a sua. E isso não se discute.
    O problema é que você nem se quer assume que o que está dizendo é apenas opinião sua! Por isso essa discussão toda.
    Se você pode definir o que é paganismo entre o povo de Deus baseado em sua opinião, por que não deixa que as pessoas que comemoram aniversario decidam se é paganismo ou não visto terem todos o mesmo direito de optar, escolher, tanto quanto você?
    Você chama as pessoas para discutirem sua opinião como se sua opinião nascesse, fosse inspirada, como foram os mandamentos bíblicos e não inspiração sua. E mais. Sobre um assunto que nem se quer é do interesse de nenhum escritor da Bíblia, e que por isso mesmo, só pode ser discutido baseado na história da humanidade e cultura da humanidade e não como mandamento, ou pecado pois, estes são conceitos unicamente bíblicos, não históricos nem culturais.
    Você nem se dá conta do loop em que tá se metendo ao abrir portas para opinião pessoal ser vista como mandamento ou princípio e para isso baseando-se na história e na Bíblia ao mesmo tempo, quando o princípio na realidade é seu somente, não está nem nas escrituras nem na história recente.
    Se a festa de aniversário era para uma determinada cultura uma festa à ídolos, não é mais para nossa cultura. Tira-se os ídolos, muda-se a prática, e tudo que se ache que deva ser adaptado para a nova maneira de pensar a vida, e pronto. E se não for mais praticada, também não tem problema.
    E, nesse caso, os faraós certamente nem se importam com isso, nem se mexem em seus sarcófagos, tão pouco os profetas em seus túmulos, só você.
    Toda história e cultura pode ser adaptada e mudada, excluída, criada e recriada, isso pela simples razão de ser. A Palavra de Deus não.
    Na cultura em que vivemos, cantar parabéns, dar presentes, comer um pedaço de bolo é apenas uma maneira de se alegrar, comemorar mais um ano que o aniversariante viveu, e desejar que ele viva muitos outros. A questão religiosa inclusa nisto é apenas o fato de que a vida é dádiva de Deus, pois ele é o autor da vida mas, essa vida é vivida pelo aniversariante quer ele acredite em Deus ou não. E isso, de saber viver, é uma arte, sabia?
    Quem aprende a viver e consegue permanecer vivo, por um ano que seja em nosso mundo, merece ser aplaudido, e muito.
    Nada tem a ver com prática religiosa dos tempos de Faraó. Não percebe isso?
    É apenas a visão atual dessa prática cultural.
    Quanto a honra para homens. Deus mesmo honra o homem. Honrou a Abraão, Mardoqueu, Davi etc.
    Jesus e Paulo nos ensinam a honrar uns aos outros, considerando o outro superior a si mesmo. Mas, para isto tem que ser humilde, pois Deus abate os soberbos mas dá graça aos humildes.
    Diante da honra vai a humildade, isto é, tanto quem recebe como quem hora o outro tem que ser humilde, se não, não se dá nem se recebe honra.
    Você só pode dar o que tem, e o que temos recebemos Dele, se não se tem honra como pode honrar a Deus? Só sabe receber honra, elogios, aplausos, recompensas etc, e depois repassar isso para Deus – nas suas devidas proporções – aqueles que aprendem com o mestre dos mestres o qual é humilde de coração pois, essa prática só homens humildes tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Armando, bom dia!

      quando digo opinião minha, é apenas porque penso assim, não é literalmente uma verdade, mas é o que diante do que entendo na Bíblia ser o correto. se hoje em dia todos tivessem o entendimento que os Apóstolos tivessem na época de Jesus, na verdade não seria nada diferente do tempo de Jesus... pois naquela época muitos eram convertidos e muitos os apedrejavam, o que muda? apenas o tempo, mas as pessoas não mudam... na verdade, inventam leis e doutrinas de homens e não as de Deus...
      não comemorar um aniversário não é uma lei, mas creio ser algo bom não o fazer.
      você cita comer um bolo, claro, comer um bolo, fazer uma festa em ação de graças a Deus e partilhar alimentos, Deus abençoa isso, com certeza. mas colocar uma pessoa ao centro de todos, e dar parabéns a ela com cânticos? não isso não é legal, pois somente a Deus adorarás...
      ok, pode dizer que é só um cântico, sim, também pensaram que era só um bezerro... um rapaz também pesou que poderia segurar a arca, Davi pensou que bois poderiam carregá-la, tudo pensando de homens...

      quanto ao sábado.. Deus é Senhor do sábado....
      para saber qual o sábado Bíblico você tem que seguir o calendário Bíblico de luas e os meses, os quais são diferentes do nosso. então nos tempos de hoje se torna impossível seguir, afinal precisamos trabalhar, e cuidar das coisas eu casado em como agradar a esposa, o mandamento de Deus, manda que eu dê a minha vida por ela. então no quesito sábado, não é o guardar o sábado é fazer o que se deve ser feito, Jesus curou, e não era pecado, os apóstolos trabalhavam, Davi comeu do que não lhe era lícito comer.

      uma coisa é guardar e deixar de fazer o que se deve ser feito para fazer o que acha que se deve fazer.

      outra coisa é fazer o que é certo, pois a Palavra mesmo diz. misericórdia quero, e não sacrifícios...

      o que é na verdade guardar o sábado se não é fazer o que é bom? os judeus guardavam o sábado ao ponto deixar alguém morrer, mas tiravam um boi do buraco.

      Jesus tiraria o boi do buraco, e salvaria as pessoas, na verdade a maioria de suas curvas foram no sábado...

      há um versículo que não me recordo onde está. que diz que não devemos fazer das coisas do mundo as coisas de Deus...

      resumindo, quanto a fazer uma festa, porque não fazer para Deus ao invés de fazer um parabéns para o homem? (note, geralmente o aniversariante, fica-se no centro, rodeado de pessoas fazendo cânticos ao aniversariante, veja o que está escrito, E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, Apocalipse 7:11 - não te soa estranho?) e outra, porque fazer festa de ano em ano para agradecer a Deus por mais um ano de vida, se você pode todos os dias louvar e agradecer a Deus por ter mais um dia de vida?

      Excluir
    2. Concordo com tudo que li. Se vc quer servir a Deus, sirva de maneira correta! Sabendo que e uma festa pagã e insistem em comemorar isso vcs n estão agradando a Deus. A origem dessa festa e idolatria e Ocultismo e os cristãos deveriam ter em em mente os versículos de Deuteronômio 18: 10 - 11: "Não se deve encontrar em seu meio alguém que queime seu filho ou sua filha no fogo, ou que use de adivinhação, ou que pratique magia, ou que procure presságios, ou um feiticeiro, 11 ou alguém que prenda outros com encantamento, ou que consulte quem invoca espíritos, ou um adivinho, ou alguém que consulte os mortos." E 1 Coríntios 10: 14 - "Portanto, meus amados, fujam da idolatria". Deixando claro, temos a liberdade de escolher o que achar de melhor para nós.

      Excluir
  41. Concordo com tudo que li. Se vc quer servir a Deus, sirva de maneira correta! Sabendo que e uma festa pagã e insistem em comemorar isso vcs n estão agradando a Deus. A origem dessa festa e idolatria e Ocultismo e os cristãos deveriam ter em em mente os versículos de Deuteronômio 18: 10 - 11: "Não se deve encontrar em seu meio alguém que queime seu filho ou sua filha no fogo, ou que use de adivinhação, ou que pratique magia, ou que procure presságios, ou um feiticeiro, 11 ou alguém que prenda outros com encantamento, ou que consulte quem invoca espíritos, ou um adivinho, ou alguém que consulte os mortos." E 1 Coríntios 10: 14 - "Portanto, meus amados, fujam da idolatria". Deixando claro, temos a liberdade de escolher o que achar de melhor para nós.

    ResponderExcluir
  42. Oque alguns não entenderam até agora é que a Bíblia é um LIVRO de PRINCÍPIOS e não de regrinhas,veja o fato de ter uma só esposa,Jesus fala que no princípio foi criado homem e mulher(e não homem e mulheres),para um bom entendedor,um ponto é um frase,agora se querem seguir costumes pagãos,entendam-se depois com o criador,pois há alguém de boa vontade dando uma informação correta para vocês. Que a paz esteja com todos.

    ResponderExcluir
  43. gostei da sua Matéria, confesso que esse assunto esta me incomodando faz algum tempo, como ja citado tem muitas coisas contras, mas confesso q ainda nao consegui chegar nessa opniao e descissao q muitos tem de nao comemorar o aniversario, mas encontrei algumas escrituras me tiraram de mim essa certeza, por exemplo TITO 1:15, COLOSSENSES 2:16 e até mesmo JÓ 1:4..quanto a honrar o aniversariante tb nao encontrei nada de errado citando o Romanos 12:10, so quero deixar claro que nao quero tumultuar ou gerar intrigas, quero simplismente mostrar as minhas duvidas sobre esse assunto, gostaria de ter a certesa q muitos tens, mas nao consigo, mesmo quando falam sobre festa pagãs, os remedios nas farmacias, provavelmente nao foram so feitos por cristaos e na maioria da vezes foram criados para obter somente lucros, mas mesmo assim tomamos quando precisamos, ou seja se pararmos para analizar cada coisa q temos hoje e ver suas origens acabaremos ficando loucos...obrigado

    ResponderExcluir
  44. Li os comentários e observei que em nenhum momento falaram e explicaram como é celebrado um aniversário cristão.sou assembliana amo demais o meu Deus,respeito sua Palavrae tendo fazer todo possivel em obedecer.....Nossas datas de nascimentos,são festejadas em primeiro lugar com um culto em Ação de Graças a Deus por nos permitir viver mais um ano de vida.Ele é o único dono e criador da vida,e se vivemos,nada melhor do que honramos a Ele por isso....colocamos Ele em primeiro lugar,depois abraçamos o aniversáriante que por permição de Deus está vivo....Gostaria muitissimo que todos nós que vivemos em busca de um mesmo alvo,fossemos mais unidos,o fim está próximo e o povo fica questionando coisas que só o Senhor pode disser se é certa ou errada.Jesus dançou se alegrou se divertiu,nas bodas de Canaã.....Quando Jesus morreu,o véu foi rasgado.Ali naquela hora a lei morreu,acabou e nasceu a Graça...Todos salvos o são pela graça de Deus e não por merecimentos...porque viemos do pecado Rm.3:23 somos justificados gratuitamente pela graça e redenção que há em Cristo Jesus....Não somos dignos de nada nem merecemos nada;tudo é pela misericórdia de Deus...tudo foi feito por Ele,tudo é Dele...Mas tudo isso só acontece, pela fé em Jesus Cristo nosso Senhor único Salvador...Desejo ter sido clara nas minhas palavras...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc diz no inicio do blog que até festa de crente principalmente de crianças só se pensam em comer,etc....nem sequer fazem oração.....Como vc está enganado,e ao mesmo tempo julgando.Em qualquer tipo de festa ou melhor por qualquer motivo,o crente ora.Oramos ao acordar,ao deitar,em aniversários,em casamentos,em agradecimentos ao único que é digno de receber.....oramos nas refeições agradecendo o alimento.Enfim: "A ORAÇÂO FAZ PARTE DA VIDA DO CRENTE"...O crente que não ora,não tem comunhão com DEUS....desculpe mais não podemos sair afirmando o que não sabemos......

      Excluir

deixe sua opnião, criticas e conselhos todos são bem vindos