quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Porque não devemos comemorar aniversário

Porque não devemos comemorar aniversário!
Embora seja um costume brasileiro em sua cultura, o aniversário de nascimento ou dia natalício não se origina aqui.
Conheça o que a história e a bíblia dizem sobre aniversário.
Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração com o requinte de velas acesas nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro.
  Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão. Os gregos dizem que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa ideia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos.
            Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual. - The Lore of Birthays (New York 1952), de Ralph e Adelin Linton, pág.8, 18-20.

O que aprendemos nessa fonte?

            Comemorar aniversário é costume pagão. A igreja rejeitava no inicio, mas como nos dias de hoje a igreja acaba acatando coisas mundanas para dentro da igreja.
            Os judeus não comemoravam aniversários até que, por surgimento de derivações da religião judaica, começaram a ter tal pratica, mesmo reconhecendo que no torah não tem nenhuma evidência para tal comemoração.
           
Mas vamos agora ver o que a bíblia diz sobre aniversário. (você pode ficar surpreso mas a bíblia fala de aniversário)

Primeiro vamos falar do mais comentado entre os pregadores, o aniversário de Herodes. Mt 6:21 “E, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia do seu aniversário, dava uma ceia aos grandes, e tribunos, e príncipes da Galiléia,”
           
            Muitos pregadores citam o aniversário de Herodes, mas para falar de Salomé e João batista, mas o que podemos aprender nesse versículo? Que Herodes era romano, a bíblia faz questão de mostrar que Herodes comemorava seu aniversário, costume que não pertencia ao povo de Deus. Em nenhum outro lugar do novo testamento, você vai encontrar outra passagem falando sobre aniversário, a não ser o mesmo acontecido em outro evangelho, Mt 14:6.

Agora vamos mostrar outro aniversário da bíblia.

Gn 40:20 “E aconteceu, ao terceiro dia, o dia do nascimento de Faraó, que fez um banquete a todos os seus servos; e levantou a cabeça do copeiro-mor e a cabeça do padeiro-mor, no meio dos seus servos.”

 O outro aniversário que a biblia mostra, é de quem? Faraó.

Documentos datam o costume de se comemorar o aniversário em pelo menos 3500 anos, o livro de Bereshit menciona um banquete em honra do aniversário de um Faraó no ano de 1534 AC.
         O que aprendemos com isto? Que festa de aniversário é de costume do Egito. Então, quando se comemora um aniversário, estamos concordando com os costumes do Egito.
        
         Uma coisa que podemos observar na bíblia, que as festas que Deus estabelece para o povo eram todas para glória dele. Festa em que os homens celebravam para lembrar-se do livramento do senhor no Egito, para agradecer pela colheita, etc.
         E o aniversário é uma festa em que toda glória é pro homem. Os presentes, pedidos, parabéns, etc são todos focados no homem.
         Até em festas de crentes, principalmente infantis, sequer fazem uma oração de agradecimento. O que eles pensam é, em comer e se divertir, e o Senhor vai ficando de lado.
         No judaísmo hoje, alguns aniversários que se comemoram é a data de nascimento dos lideres de seitas judaicas. Eles meio idolatram criadores de ramificações no judaísmo.
        
         Dentro do que aprendemos, é certo comemorar aniversário? Ou você é mais um que fala o que que tem? Ou diz que em festa todo mundo fica feliz.

56 comentários:

  1. Querido irmão, chega de analises fora do contexto, não vi em nenhum destes textos a proibição de se comemorar o aniversario de alguém.

    METANÓIA e reforma com o ESPIRITO SANTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não usei em nenhum momento o contexto do texto, usei o cenceito histórico.
      Entenda eu usei o termo "não devemos", e não o "não pode", não dever é olhar pra situação em analise com principos. Eu coloquei la os principios aos quais eu sigo para se evitar comemorações de aniversário, da mesma forma que tenho principios ao qual sigo para não beber, fumar, andar desnudo, e tambem chegar cedo no culto, ir a escola domical, etc.
      nada disso citado a acima a biblia nos ensina de maneira literal que é proibido, e a biblia nos ensina através dos pricipios da reverência, e compromisso com as coisas de Deus que devemos chegar cedo no culto, ir a escola dominical, não ficar andando no templo na ora do culto etc. Vivo através de principios, e não de regras.

      Excluir
    2. Até parece que o povo de israel nao era festeiro e os antigos nao ficavam alegres de vinho de vez em quando. aí faco mais um ano de vida e, nao fico feliz, nao comemoro, faco um cultim de acoes de graca sem salgadim no final. ta bom. o povo de deus celebrava libertacoes; eu quero celebrar com os que ficam alegres mais um ano de sobrevivencia em dias em que as torres de siloe vivem caindo.

      Excluir
    3. Em nenhum momento eu citei para vc não ficar feliz
      Felicidade é condição daquele que tem Jesus em sua vida, então se é em uma data especifica que te deixa feliz!!!
      Vc poderia dizer que ficaria alegre pois com qualquer coisa o homem pode ficar alegre, bebendo, se prostituindo, etc.
      O que eu digo é que coisas inventadas pelo homem são para proveitos egoistas, e as festas que Deus estabeleceu são para honra e glória Dele, e aniversário é para honra e glória do homem.
      Prefiro me alegrar todos os dias por saber que as misericórdias do Senhor é causa de eu não ser consumido e que o Senhor me sustentou mais um dia, do que encher a pança em uma data especifica, querendo toda a atenção ao me redor.
      Entenda irmão tudo a nossa volta tenta nos induzir a tirar Deus do primeiro lugar da nossa vida.
      Então o que eu digo é que viva todos os dias com a gratidão a Deus que vc da na comemoração do seu aniversário.
      e comente tambem naquilo que vc concorda e de sua opnião que é sempre bem vinda.

      Excluir
    4. acho estranho voce falar de escola dominical quando fala de respeitar os costumes de YHWH.sabia que o domingo é adoraçao do deus mitra? leia a biblia e aprenda a guardar o shabath.
      paz

      Excluir
    5. O Alderi respondeu defendendo suas crenças! Se não ha na biblia ou em outro canto proibição de comemoração de aniversario, Por que não se comemorar por estaR VIVO? Ja que o salario do pecado é a morte. Viver só pode ser dadiva de Deus!!! Vamos comemorar cada dia de vida sim! Pois se Deus quisessemos que ficassemos felizes com a morte de alguem não condenaria o homicidio em seus mandamentos.

      Excluir
    6. não falei em respeitar costumes do antigo testamento e sim de seguir principios, e a observancia do sabado eu tenho em principio tambem.
      entendo eu que Deus não aboliu o sabado e sim queria que o povo separasse tempo pra ele não por regra e sim por principio o objetivo do sabado é para o homem ter tempo pra Deus, no novo testamento só não existe regra se sabado, segunda, domingo, Deus quer que separemos tempo pra Ele de coração e sincerirade.

      Excluir
    7. Na minha opinião. Vocês acreditam no que querem acreditar. Acho que se fosse errado o aniversário estaria na bíblia pois a Bíblia é o livro sagrado e la contém tudo para nos.

      Excluir
    8. Na minha opinião. Vocês acreditam no que querem acreditar. Acho que se fosse errado o aniversário estaria na bíblia pois a Bíblia é o livro sagrado e la contém tudo para nos.

      Excluir
    9. veja bem se precisa ter algo escrito na biblia de forma precisa, então a biblia seria só um livro de regras e não ensinamentos, eu pretendo sempre seguir principios, imagine se nós só deixássemos de fazer alguma coisa se tivesse literalmente escrito na biblia? então poderiamos fumar maconha pois não esta escrito na biblia, cheirar cocaina, ter varias esposas, pois não vejo proibição na biblia diretamente a igreja que o homem não pode ter mais de uma mulher e tantas outras, por isso digo a biblia é livro de principios não de regras, as lei passou agora estamos na graça! agradeço pelo seu comentario!

      Excluir
  2. Em geral, as pessoas insistem em comemorar aniversários por fazer parte da cultra, porque aprenderam assim e assim ensinam para seus filhos, não estão preocupadas com o que é certo, se estivessem pesquisariam a origem de tal comemoração. EC 7:1 diz: Melhor é a boa fama do que o ungüento precioso, e o dia da morte, melhor do que o dia do nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem creio que o homem quando aprende uma cultura é dificil deixar de praticala e tendem sempre a proteger essas praticas!! obrigado pelo comentario!!

      Excluir
  3. Correto.também acho que num aniversario a honra as palmas são para o homem e nós os cristãos não devemos dar honra aos homens e sim a DEUS toda honra e toda a glória agora e sempre. E quem não concorda com isso são aqueles que gostam de viver carnalmente fazendo os desejos da carne.parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem irmã obrigado por seu comemtário e qualquer coisa estamos a disposição.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta certo irmao o apostolo tiaago em sua carta diz claramente q o bom religioso é cuidar dos orfao e cuidar das viuvas e nao se contaminar com as coisas desse mundo e o q nao seja aos cristao sao para o mundo. que deus abençoe o irmao e continue pregar a verdade.

      Excluir
  5. Muito bom o texto!!!
    Gostei muito que o sr. colocou referências além da Bíblia! É importante ver que essas análises são feitas por pessoas do mundo, não apenas pelos estudantes da Bíblia! Assim ganhamos mais credibilidade :D
    Muito bom seu ponto de vista sobre a citação dos aniversários na Biblia, como mostra de que não fazia parte do povo de Deus! Nunca tinha visto dessa forma!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado por comentar e expressar sua opnião!!

      Excluir
  6. Embalsamar o corpo quando morria era um costume pagão no Egito, e José servo de Deus quando morreu foi embalsamado. Será que por isso ele não terá salvação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz do Senhor Jesus!!! Saiba que o povo de israel quando saiu do egito levou consigo varios costumes de lá que Deus foi abolindo aos poucos leia exodo que vai ver que Deus foi fazendo aos poucos a mudança no povo e embalsamar o corpo servia para preservação do corpo por longo periodo o que é usado pela ciência em alguns casos, lembre-se que o egito foi um grande contribuinte pra medicina da época e lembre que foi um pedido de José para que não deixassem nem os ossos dele no egito e levassem para canaã o que foi feito. o fato de ser pagão não quer dizer que é errado entendo que coisas sacrificadas aos idolos ou tenha forma de idolatria são abominaveis ao Senhor então embalsamamento que hoje se faz de maneira moderna não se torna errado, da mesma forma se as festas que fazem hoje fossem pra exaltar o Senhor amem, convenhamos que não é isso que acontece, comemorar não é errado e sim trazer glória para o homem é; eu garanto que uma festa de agradecimento por um ano que se passou a partir da data natalicita em que se é convidado irmãos e irmãs e demais pessoas que é considerados importantes sem buscar o interesse de beneficio próprio que é receber presentes e celebrar ao Senhor e dizer se alegrem comigo pois até aqui o Senhor tem me ajudado o que se parece com as festas de israel e hoje é bem parecido com culto de ações de graças as pessoas acham chatas. Então pra a maioria é melhor chamar qualquer pessoa com intenção de receber presentes na troca de lhes dar comida celebrar a nada, e simplesmente encher a pança entregar a troca que é o presente, dar as devidas glorias ao aniversariante e ir embora.
      e Obrigado por comentar e que Deus continue te abençoando!!!

      Excluir
  7. Eu li nar bíbllia que nós devemos dar toda a glória a Deus, mas a mesma bíblia diz que devemos honrar a quem tem honra, Dulcinéia, acho que cada um sabe como fazer para herdar a vida eterna. Ao invés de tais comentários oremos pelos que não tem entendimento nem conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Um povo que se preocupa em não se contaminar com essas práticas pagãs e manter a sua adoração limpa só se observa entre as Testemunhas de Jeová.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que não quer dizer que em tudo eles estão certos!

      Excluir
  9. Não compartilho de suas crenças, porém concordo em tdo que disse em relação a não comemorar aniversário. Sou testemunha de Jeová e por meio de princípis bíblicos apresentados como estes que cito, nos mantemos limpos e afastados de práticas pagãs.

    ResponderExcluir
  10. Amanha é meu aniversáro!!! pesquisei sobre isso pq um amigo havia me falado, agora deixo a pergunta: Se o faraó nunca tivesse comemorado o aniversario dele, seria certo eu comemorar o meu ? O aquele infeliz fez da vida dele , dos costumes dele nao pode tornar isso pecado na minha vida!!!!! O faraó comia??? entao nao posso comer??? Bom, cheguei a concluçao que amanha, dia 14 de maio vou sim festejar,. festejar a vida que Deus me deu, graças a Jesus Cristo !!!! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim vc pode fazer o que quiser mas comer, beber, fazer necessidades fisiológicas, e respirar são atos naturais que não temos opção de fazer, mas ato de comemorar aniversário é costume inventado pelo povo, para total glória do homem, e escolhemos se fazemos ou não!
      fique na paz do Senhor!

      Excluir
    2. para a glória do homem dependendo do ponto de vista. A bíblia fala que devemos glorificar a Deus por suas obras e feitos, por que não agradecer a Ele e glorificar seu nome por causa de um nascimento, de um aniversário? Compartilho das idéias do Adair Carvalho pois Deus nos deu a opção de escolher usar as coisas para adora-lo ou não. Não é pq um faraó fez coisas erradas em seu aniversário que a comemoração se torna algo pagão. Então vamos parar de comemorar casamentos tbm, qual a diferença entre uma e outra comemoração? Jesus participou de festas e comemorações, por que não deveriamos tbm?

      Excluir
    3. esse principio de que temos a opção de escolhermos usar as coisas para adorar a Deus ou não eu não acredito, veja bem um homem abre uma igreja e coloca como tema "igreja da maconha" pois a erva foi criada por Deus!!! ele acha na sua visão que esta adorando a Deus no uso da maconha!!! eu vou pegar meu ventilador e vou usar ele pra adorar a Deus? qual proposito? acredito sim que escolhemos com instrumentos musicais pois temos a opção de escolher o que tocar com ele!!!!! e casamento e aniversário são coisas diferentes!! Deus que instituiu o casamento desde Adão e Eva, mas onde esta uma comemoração de aniversário instituída por Deus? e as festas que Jesus participou foram as que Deus estabeleceu!!

      Excluir
  11. KKKK GENTE !!!SABE O QUE PENSO.... SE JESUS ESTIVESSE ENTRE NÓS ...COM CERTEZA ELE IRIA BALANÇA A CABEÇA E SEM UMA PALAVRA IRIA DIZER MUITAS COISAS MAS EU COMO MORTAL ... DIGO QUANTO BESTEROL !
    .. TUDO QUE FIZERES FAÇA O COMO PARA O SENHOR !
    NÃO O QUE FAZEMOS, COMO E PARA QUEM FAZEMOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema é que não fazem pra o Senhor, e sim em total idolatria e egocentrismo.
      fique na paz do Senhor!

      Excluir
    2. Valeu MARCIA. AFF...Parece que estamos retrocedendo... Olhando para o exterior do copo, lavar as mãos...etc. Quando Jesus veio ele condenou tudo isso. Acredito que quando vou em algum aniversário vou para me alegrar com algum amigo, não para adora-lo ou dar a glória para ele. Parece que todos somos tão tolos so ponto de irmos a uma festa para idolatrar algum irmão ou pai, mãe... Quando Jesus foi ao casamento e transformou água em vinho ele foi idolatrar os noivos???? Acredito que foi festejar com eles, não adora-los.

      Excluir
    3. o dificil é que a pessoas não assumem que idolatram, por exemplo alguns vão a shows gospel e colocam faixas como nome de seu idolo gospel e gritam seu nome, isso é idolatria mas os que fazem assumem?
      e agradeço seu comentario!!!

      Excluir
  12. Ótimo texto! vejo o aniversário como uma data muito comercial, assim como muitas vezes o natal (muitas vezes) acaba se tornando também... As pessoas acabam tendo que comprar e se endividar para agradar alguém! Isso não é felicidade é consumismo.

    ResponderExcluir
  13. jesus proteja todos voceis adorar só ao senhor

    ResponderExcluir
  14. Eu também não concordo em comemorar aniversario mas você fez um texto dizendo ser bíblico em Mt 6:21 não fala de aniversario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala sim, aniversário e dia natalicio é a mesma coisa!!!

      Excluir
  15. Louvado seja Deus pela frontalidade que o irmão abordou este assunto, temos que ser coerentes no que fazemos e no que cremos. novas criaturas somos.

    ResponderExcluir
  16. Gostei desse tema concordo que nao devemos comemorar mesmo!!Pois nao queremos fazer parte desse mundo assi como Jesus nao fez......

    ResponderExcluir
  17. Alderi, vc está generalizando dizendo que" o problema é que não fazem pra o Senhor, e sim em total idolatria e egocentrismo"
    E quem disse que não tem pessoas que não fazem para o Senhor??? Os cristãos comiam na presença do Senhor, então se alguém montar uma mesa no seu aniversário, convidar a Jesus para estar ali, agradecer a Deus por mais um ano de vida (porque ele é o dono da vida), se alegrar com seus irmãos, comer, beber, festejar na presença de Deus e ter um coração grato por tais coisas, está errado?????

    As coisas não são bem assim não, meu caro! Vamos parar de generalizar!!! A Palavra diz: Em tudo dai graças a Deus. (EM TUDO), então se eu quiser fazer uma festa, unindo as pessoas que eu amo para dar graças a Deus por mais um ano de vida, eu posso siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não generalizei não, eu sou não vi um como vc disse!! como falei antes se a pessoa reunir pessoas que gostam e promover um momento de agradecimento ao Senhor, tendo oração, leitura da palavra, louvor a Deus falando até aqui me ajudou o Senhor, o que teria de errado nisso? mas concerteza vc teria poucos convidados que atenderia seu convite, e alguns que fossem ficariam anciosos pro termino do momento devocional pra encher a pança, o que não acontece em festas qual o objetivo comer, comer, dar os parabens muitas vezes por educação da cultura de hoje e ir embora!!

      Excluir
  18. A bíblia é muito clara quanto aos pecados em nenhuma parte dela, inclusive nem vc que escreveu essas asneiras, mencionou um texto bíblico, mostrando o tal pecado. Pq foi um egípcio e um romano que comemoraram e por isso não posso comemorar?? Engraçado, os TJ's homens vão à reunião vestindo gravatas, quem inventou a gravata foi um gay ( até onde sei, os TJ's não concordam com o homessexualismo), então pq não é errado usar gravata?Olha, esses TJ's distorcem toda a bíblia .Experimente lê-la na íntegra sem ser manipulada pela Organização, pois até onde sei, vcs só lêem a bíblia com ajuda dos livrinhos e revistinhas, os quais enfatizam uma leitura tendenciosa da bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro não sou testemunha de jeová, sou da Assembleia de Deus, segundo estudei sim sobre a criação da gravata pois ja fui questionado por isso, vi que a gravata nada mais é que um evolução de peça vestuaria!!! como por exemplo calça boca de sino e reta, maiô e biquini como o calçado evoluiu entre outras coisas a gravada não é um simbolo gay nem pagão e não tem a ver com nada religioso, algumas igrejas usam e tem como costume usar principalmente para os obreiros como algo elegante e diferenciado e tradicional, veja como muitas profissões e lugares seculares as pessoas usam gravatas como algo culto, sério, bonito, tradicional, respeitoso, como bancos, foruns, tribunais, muitos locais de atendimento, vendo que isso faz parte da cultura ocidental, e em nada fere principios biblicos!! agradeço pelo comentario!!!

      Excluir
  19. É muito bom saber que tem pessoas que verdadeiramente temem ao Senhor e se policiam em não fazer aquilo poderia afastar-se de Deus.
    Eu ja comemorei aniversãrio e hj conhecendo os planos de Deus percebi que era uma data para a minha exaltação, soprando as velas e fazendo pedido. tanta coisa aprendi na época que vivia nomundo e tudo não passa de estrume.
    Hoje quero adora e amar somente a Deus, pois eu ja morri no batismo e na morte morreram meus desejos carnais, que eu diminua e passa despercebido para que Deus cresça em mim.
    Tudo é licito mas nem tudo convem eu fazer. Eu penso assim na duvida melhor não comemorar, pois temos temor e tremor a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agradeço pela visita e pelo comentario!!

      Excluir
  20. Otim materia! Concordo plenamente!!

    ResponderExcluir
  21. Acredito na sugestão de Paulo a Timóteo lê de tudo e reter o que é bom,eu gosto muito de pensamentos cristocêntricos diferentes do convencional,para mim todos vcs me ajudaram,Paz do Senhor pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado minha querida agradeço de coração!!

      Excluir
  22. Gostei muito dessa publicação. Concordo com tudo, também não sou a favor de comemorações pagãs. u queria muito que respondesse meu comentário, porque preciso de ajuda. Falo agora sobre a páscoa, ontem meu pai comprou diversos chocolates e eu falei que não queria, porque acho que isso é um costume pagão. Ele se rebelou contra mim e falou que tudo era pura bobagem, e não quer mais que eu vá aos cultos, porque ele acha que isso está colocando ideias tolas em meu cérebro. Eu queria que ele deixasse que eu siga minhas crenças. Para isso, preciso falar com ele, mas o que falo? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha o que eu tenho por principio de errado na pascoa é comprar e comer ovos de pascoa!! porque o que é um ovo de pascoa? nada mais é que um chocolate derretido pincelado em uma forma em forma de meia banda de ovo que duros e juntos formam um formato de ovo que embalado num papel enfeitado e colocado dentro alguns bombons ou brinquedo ou seja ovo da pascoa é chocolate!! o problema não é o chocolate e sim o simbolo que ovo traz eu posso sim na epoca que o brasil comemora a pascoa comer chocolate e dou pra minha filha tambem mas não compro nem deixo ela comer ovo de pascoa, da mesma forma que não deixo ela comer aqueles doces de cosme e damião que povo distribui na rua por questão de principio meu e religioso, quanto como vc deve proceder com seu pai, primeiro a biblia diz que devemos responder com mansidão a razão de nossa fé, nunca brigue com ele por nada inclusive isso, procure sempre aprender e mostrar o que os cultos a as igrejas ensinam de bom como respeitar a Deus, a não roubar, respeitar os pais, a se dedicar na escola, a educar os filhos, as coisas boas que a igreja ensina, eu sempre deixo claro que se eu não fosse crente iria encher a cara dirigir bebado por ai e poderia sofrer um acidente, levar um tiro nessas festas, etc.. mas eu amo o Senhor Jesus e sei que ele não quer isso pra mim por isso eu não faço isso, mostre sempre que vc é uma pessoa melhor por Jesus!!

      Excluir

deixe sua opnião, criticas e conselhos todos são bem vindos