quinta-feira, 11 de agosto de 2011

o crente e alimentação

A ALIMENTAÇÃO
           
Sabemos que de acordo com a nossa alimentação é que vai andar nossa saúde e até mesmo a nossa aparência física.
            Pois é pela alimentação é que fornecemos energia para o nosso corpo cujo organismo tem a função de usar do alimento que ingerimos para utilizar nas necessidades para o nosso corpo.
          O organismo utiliza dos alimentos os nutrientes, proteínas, calorias, vitaminas, ou seja, tudo que o corpo precisa, mas se algo esta em quantidade elevada o organismo expele os excessos pela urina e pelas fezes. Se por acaso ingerirmos muita vitamina c o organismo utiliza a quantidade necessária e expele o resto, no caso da gordura ela fica alojada no corpo, no abdome e nos vasos sanguíneos que só pode ser eliminada através de atividades físicas pela queima de caloria.
            E sabemos que podemos ingerir alimentos prejudiciais a saúde, como os alimentos gordurosos, com muitos conservantes ou produtos químicos, com muito açúcar ou muito sal, com álcool, etc. e outros alimentos embora não sejam prejudiciais a saúde, mas também não beneficiam em nada nosso corpo.
            Embora alguns muito tem um sabor muito bom são verdadeiros venenos de longo prazo, que você só vai perceber os males de seu consumo com o passar do tempo.
            E sabemos que existem alimentos essenciais para o nosso corpo, mas não possuem um sabor apreciado por muitos que são os legumes, verduras e frutas.
            Muitos se negam comer esse tipo de alimento porque o sabor não é agradável ao seu paladar, mas esquece dos muitos benefícios que tais alimentos trazem que o verdadeiro sentido para consumilos.
            Outra coisa que podemos fazer pelo nosso corpo é ajudar o nosso organismo, no caso da alimentação podemos mastigar bem os alimentos para o organismo tenha mais facilidade de digerir os alimentos utilizando assim aquilo é bom e necessário e expelindo aquilo que é ruim e desnecessário.
            Se por acaso comermos muita carne, a carne já é um alimento de difícil digestão podendo passar até três dias em nosso estomago e se não mastigarmos bem piora, podemos ter azia, má digestão.
            Sem falar que existem alimentos até previnem doenças, principalmente as cardíacas.
            Então se compreendemos realmente que o nosso corpo é o templo do espírito santo e devemos cuidar dele, se temos isso realmente em pratica e não nos alimentarmos de forma correta, não cuidando assim devidamente dele podemos afirmar assim que é hipocrisia.
            Nós seremos julgados segundo as nossas obras, ou seja, nossas atitudes, então são as nossas atitudes que mostra quem realmente somos. Então se você se diz cuidar do templo do espírito e não cuida da sua saúde na alimentação é hipocrisia.  1 Co 3:16,17 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”

CONHEÇA ALGUNS DOS ALIMENTOS QUE A CIÊNCIA JÁ COMPROVOU SEREM CAPAZES DE PREVENIR DOENÇAS E A QUANTIDADE INDICADA PARA POTENCIALIZAR SEUS BENEFÍCIOS*
CONFIRA A LISTA DOS ALIMENTOS PREJUDICIAIS QUE VOCÊ DEVE BANIR DO SEU CARDÁPIO:

Batata frita: são fritas em óleo vegetal, que é reutilizado inúmeras vezes, o que aumenta a concentração de gorduras trans, o tipo mais perigoso para a saúde. A batata, em termos nutricionais, é como uma tigela cheia de açúcar. “O prato é um pesadelo nutricional”, diz Bowden.
Refrigerantes e sucos artificiais: são cheios de açúcar e outros produtos químicos. Os refrigerantes dietéticos também devem ser evitados porque estão repletos de produtos químicos e adoçantes artificiais, que não considero saudáveis.
Algodão doce: além de ser puro açúcar, tem corantes artificiais. É um alimento que não deveria existir, segundo o especialista.
Pão branco: é um alimento com valor nutricional nulo – têm apenas carboidratos, o que quer dizer que ajuda apenas a aumentar a conta de calorias. Prefira, sempre, pão integral.
Salgadinhos e frituras: O principal problema dos salgadinhos de pacote é o elevado nível de sódio, que pode levar ao aumento da pressão arterial. As frituras possuem muita gordura, o que colabora para o ganho de peso.
Maionese, ketchup e mostarda:  têm elevado nível de calorias, gorduras, sódio e aditivos químicos. Não contém micronutrientes vitaminas e sais minerais.
Balas, pirulitos e chicletes: são alimentos com pouco ou nenhum valor nutricional e possuem muito açúcar. Provocam ganho de peso, cáries e até problemas cardíacos.
Chocolate: são alimentos com grande teor de gordura, ácidos graxos saturados e sódio. Seu consumo excessivo pode causar problemas de saúde, como colesterol alto, excesso de peso e problemas cardiovasculares.
Biscoitos recheados:a maioria dos produtos deste grupo são calóricos,         
                    possuem alto teor de açúcar e muita gordura.

Então aprendemos que de acordo coma a nossa alimentação vai andar nossa saúde.
Então vamos ao ponto que é mais importante que é trazer tudo isso para o lado espiritual.
Jesus falou que Ele era a fonte e quem beber da água da vida nunca mais teria sede
Jesus também disse que ele era o pão da vida.
Na bíblia também diz que a palavra é alimento. E que Jesus é a água da vida, o pão da vida e a palavra
No mundo espiritual existem três maneiras de nos alimentarmos que é vendo, ouvindo e falando.

Se olharmos bem a luz da bíblia, através desses três meios o homem pode ou não se fortalecer espiritualmente

 
Quando Jesus diz que o que contamina o homem não é o que entra e sim o que sai boca diz tudo, por que os fariseus só se importavam com o corpo priorizava a saúde física e aparência e Jesus deixou claro que a prioridade é a saúde espiritual. Quando ele fala que o que contamina o homem não é o que entra ele diz que eles se preocupam com a contaminação do corpo pela falta de higiene e não tão nem ai com sua vida espiritual, roubam, enganam, fazem coisas que não agrada a Deus e falam o que não devem, não que Jesus diz pra não sermos higiênicos, pois devemos cuidar bem do nosso corpo e higiene faz parte. Dependendo do que você fala você pode se contaminar isso Jesus nos ensina cuidado com o que fala, tenha sabedoria e temor a Deus. Mt 15:11
Então aprendemos que podemos melhorar nossa saúde espiritual, fortalecer é até nos prevenir de possíveis males
Esses alimentos que citamos são os que contribuem para uma melhoria continua na nossa saúde espiritual, mas como nos alimentos que ajudam nosso corpo físico muitos não apreciados. Muita gente não gosta de comer verdura, legumes, frutas diversas mesmo sabendo que o consumo destes alimentos vão te beneficiar grandiosamente, então preferem se alimentar de coisas que não tem proveito nenhum ou ate prejudicam a saúde simplesmente por ter um bom sabor
Outros ate mesmo acham que se alimentar de coisas comuns, como arroz, feijão diariamente é o suficiente mas não.
E no lado espiritual alimentos que beneficiam nem sempre são apreciados e as pessoas se alimentam cada vez mais de coisas sem proveito nenhum e outras até fazem mal a saúde espiritual.
E outras acham que se alimentar de coisas comuns de cotidiano como ira AL culto de vez em quando, ou orar só antes de dormir ou quando chega na casa do senhor é o suficiente.
A saúde espiritual depende da sua alimentação.
Então eu pergunto como esta a sua saúde espiritual? Do que você tem se alimentado? Será que você tem procurado se alimentar de coisas que fazem bem a saúde a saúde espiritual ou tem se enchido de coisas que não tem proveito nenhum?
Sl 149:1 “Louvai ao SENHOR! Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor, na congregação dos santos.


Então agora vamos abordar sobre os alimentos que prejudicam a saúde espiritual ou não tem proveito nenhum.

1º Vendo – que tipo de coisas podemos nos alimentar que prejudica a saúde espiritual ou não tem proveito nenhum através da visão?
            Existem meios de comunicação que utilizam a visão e também a audição. A internet, por exemplo, ela utiliza a visão, é bem certo que existem vídeos na net mas na maioria é leitura.
            O meio de comunicação que utilizo é internet, porque na net ela armazena informação seja boa ou ruim, então vale da consciência de quem a utiliza. Ta tudo La mas quem vai atrás é você
            Muitas pessoas s[ó utilizam a net para sites de relacionamento e mais nada. Passam oras e horas postando fotos, mandar recados, etc.
Infelizmente não vejo entre os crentes que utilizam tal site, os que usam para se interagir entre os irmãos, contando bênçãos, testemunhos, etc.
            Geralmente a única coisa que fazem é conversa alheia, besteirol.Embora usar sites de relacionamentos nesse sentido pode até prejudicar a saúde espiritual, mas a maior parte é de proveito nenhum.
            Muitos desses crentes nunca se sequer utilizou a net pra pesquisar no Wikipédia, um site de noticias evangélico, sites de bíblia online para estudos, ou seja, coisas que são uteis para nós.
            Mas agora vamos falar do campeão de uso entre as pessoas, a televisão. Na internet você tem que procurar o que você quer ver ir atrás, mas na televisão você só vê o que ela exibe. A única opção que você tem é mudar de canal.
            Se formos citar programações da TV que são uteis, poucas seriam citados, porque o interesse das emissoras sempre é o dinheiro. Eles sempre vão mostrar aquilo que da ibope, aquilo que as pessoas que vivem num mundo que jaz no maligno quer ver.
Dificilmente você muda de canal na TV sem ver uma mulher seminua.
Sl 26:2,3 “Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha a minha mente e o meu coração.
 Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.


Então vamos falar das programações que tem proveito para nossa saúde espiritual.

Jornais - apesar de os telejornais apresentarem noticias em que as pessoas desse mundo estão interessadas em ver, é bom de vez em quando você ver noticias para estar informado.
            Mas aconselho plenamente a você acessar sites de noticias evangélicos, porque muitas noticias os telejornais não vão exibir e essas noticias que tem um valor grande para nós.
            Como por exemplo a noticia do acidente que ouve com uns pastores da assembléia de Deus em vitória-ES eles estavam  caminho de vitória em carro dois na frente e dois atrás quando ouve um engavetamento.O motorista e o passageiro da frente escaparam mas os dois que estavam atrás ficaram presos nas ferragens.
            Quando os bombeiros chegaram, viram uma enorme poça de sangue e enquanto eles tentavam resgatá-los eles estavam cantando o hino 187 da harpa cristã e se ouvia a voz deles cada vez ficando mais baixas, e os bombeiros começaram a chorar e diziam nós estamos acostumes a escutar gritos de desespero, mas esses homens estão cantando. E assim partiram para glória esses homens de Deus, cantando. Veja a noticia completa aqui
            Garanto a você que concerteza nenhuma emissora de TV exibiu essa noticia.

Programas educativos – um canal que contem muitos programas educativos é a cultura e TV escola, é bem difícil você ver as pessoas assistirem tais canais.

Programas informativos ou documentários – pode ser até aquela reportagem sobre o mundo animal, clima, história, higiene, lugares do mundo, etc. bom é ver lugares no mundo ouvir falar da história, geografia, cultura desses lugares.
            Aprender a cuidar da nossa saúde, clima, como dos tornados, furacões, sobre o universo a galáxia.
            Enfim tudo aquilo que contribui para a nossa edificação espiritual e social.

Programas evangélicos – é bom assistirmos programas evangélicos, mas temos que ter o maior cuidado com heresias, modismos, etc. E também vermos para saber o que certas igrejas pregam ensinam até mesmo pra combater certas heresias. Debates é um celeiro cheio de informação, muito bom.
Sl 101:3 ”Não porei coisa má diante dos meu olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará.


2º Ouvindoem todo lugar, a todo instante podemos prejudicar nossa saúde espiritual através da audição.
            Em todo lugar há barulho, sons de alguma coisa. Se tem uma coisa que em que somos mais atacados é através da audição, porque através dela nós ouvimos pregações, testemunhos, e também podemos ouvir conversa alheia, fofoca, piadas sujas (chocarrice), conversa obscena tola (parvoíce), tudo que provem da carne.
            Uma coisa comum de se ouvir de crentes que andam alimentando a carne é conversas dos tempos em que ele não era crente, das coisas que ele fazia que não agradava a Cristo com uma alegria imensa. É como se ele pudesse fazeria tudo de novo.
2 Tm 2:14 “Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.

3º Falandodo mesmo modo que nos prejudicamos ouvindo conversa alheia, nos prejudicamos também participando dessas conversas apoiando também, contando piadas, falando mal dos outros também.
            Há por ai uma falsa doutrina da confissão positiva que diz que se você ficar se abençoando, você vai ser abençoado, seja materialmente, no lar, no trabalho, etc. Mas na verdade ela tem um pouquinho de eficiência.
            Se nós só pensarmos negativo, ter um pessismo grande, tudo ta ruim, ficarmos amaldiçoando algo, concerteza você vai se prejudicar não pela sua falta confissão positiva, mas por ficar se alimentando de coisas ruins.
            Falar contamina e muito, se não tivermos cuidado podemos nos prejudicar muito, por isso vamos sempre nos alimentar de coisas que beneficiam nossa saúde espiritual.
Ef 5:19 “falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,
           
            E como nos alimentos para o nosso corpo devemos mastigar bem os alimentos espirituais, ou seja, ver direitinho aquilo que nos alimentamos, até mesmo na palavra devemos mastigar bem, tanto pra ter um melhor proveito, como para ver se realmente se podemos engolir o alimento.
            Devermos ter também equilíbrio na alimentação, ou seja, não só comer uma coisa, devemos variar pra suprir as necessidade do nosso corpo. Se nos alimentarmos só da palavra, ficaremos formalistas, muitos se acham dono da sabedoria e que são melhor em tudo. Tem que ser equilibrado, oração, palavra, jejum, culto, adoração, louvor, conhecimento do mundo secular através de noticias, conhecimento das maravilhas criadas por Deus, etc.

Fp 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

1Co 10:23 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

1Tm 4:8 “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.(a palavra piedade no original significa devoção a Deus)

0 comentários:

Postar um comentário

deixe sua opnião, criticas e conselhos todos são bem vindos