segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O CULTO É INDIVIDUAL?

orando sozinho
Uma coisa que pregadores, dirigentes, lideres ensinam é que o culto é individual, cada um faz seu culto.
Eles tentam fazer as pessoas não olharem para aqueles que, não estão ligando ou não estão prestando atenção na reunião, ou não tão dando glória a Deus, com esse argumento.
É claro que eles querem um culto animado (não avivado) em que o povo faça barulho, e se alguém não da glória a Deus, eles falam que o culto é individual você faz o seu culto.
Então eu pergunto o culto é mesmo individual?
Vamos ver o que a bíblia nos ensina!
Desde o começo da minha fé tenho sido ensinado e há algumas coisas que hoje acredito estar errado. Pois aprendi com o pastor Ciro Sanchez Zibordi sobre o papagaismo.
Os crentes hoje seguem o que lhe ensinam sem mesmo verificar a veracidade do que esta sendo ensinado. Muitos não podem se comparar a igreja de beréia, a qual a bíblia nos fala que eles verificavam as escrituras se estava de acordo com aquilo que estava sendo ensinado.
Por esse papagaismo os crentes tendem a acreditar em tudo o que lhe dizem principalmente pelos famosos, cantores e pregadores.
Lendo sobre algo que esta no livro controle da mente da CPAD comecei a meditar sobre o assunto. Comecei a pensar na igreja do cenáculo, e em então veio o versículo em mente: estavam todos reunidos no mesmo lugar.... e todos foram cheios do Espírito Santo.
Veja que todos foram cheios, a bíblia não nos da nenhum individualismo. a igreja ali presente foi cheia do Espírito Santo. Porque igreja?
A bíblia nos ensina que a igreja é um corpo (Rm 12:4,5; 1Co 12:2; 12:18-22), sendo assim são muitos membros para um corpo. Então quem foi cheio naquele dia foi à igreja que estava no cenáculo.
Embora a promessa seja para toda carne o Senhor encheu a igreja.
O culto, que é a reunião em que a igreja faz, para assim apresentar um culto ou um sacrifico, como Paulo orienta em Rm 12:2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Paulo cita “irmãos”, ou seja, mais de um, que se refere à igreja, pois a carta foi direcionada a igreja que estava em Roma.
Jesus disse: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” Mt 18:20, ou seja, Jesus sempre esta no meio do unidos e reunidos em nome dele, ou seja, no meio da igreja.
Todo o novo testamento nos direciona a união, a igreja é uma união de salvos em cristo Jesus.
Então como falar que um culto ele pode ser individual. Pode sim ser individual, mas não de pessoas e sim de igreja.
Cada igreja faz o seu culto, não estou me referindo a denominações que também cada qual é uma igreja, e sim até da mesma denominação.
Minha cidade tem alguns bairros, e alguns deles são meio distantes da igreja sede, então nos domingos a igreja da central faz seu culto, a de outro bairro faz o seu, e assim por diante.
A igreja é a união dos santos, então onde tiver santos reunidos é uma igreja.
O culto é individual em igrejas espalhadas, cada igreja faz seu culto onde estiver, Jesus só falou de reunião e não de lugar.
Mas qual o problema de falarmos que o culto é individual?
Isso tem gerado crentes egoístas, que pensam só na sua saúde espiritual e esquecem-se dos outros. Crentes que reparam que um membro tem faltado os cultos, mas como o culto é individual ele nem liga, nem procura saber se essa pessoa esta doente, triste, desanimada.
Vê hoje as comitivas de visitas são poucas as pessoas que participam. O povo estão se tornando egoístas.
Se alguém vê um jovem conversando ele critica, fala mal, mas o objetivo do corpo não é esse, pois se o corpo tem qualquer um dos membros enfermos prejudica todo o corpo, uma igreja que tem membros desanimados, tristes, doentes, que conversam no culto, não tem nenhuma reverência, é a igreja que padece, ou seja, todo o corpo.
E pelos homens estarem ensinando essa falsa doutrina, é que as pessoas ficam cegas para a realidade do seu corpo (igreja), que está com um membro com problemas e não procura ajudar.
Se você quiser o seu corpo (igreja) cheio do Espírito Santo, você deve ter todos os membros unidos ao corpo.
O culto é feito pela igreja, e não por uma pessoa.
Vamos deixar essas idéias egoístas e começar a observar todo o corpo que é a igreja do Senhor, ore pelos conjuntos de sua igreja, ore pelo líder de sua igreja, e ore para que sua igreja se torne um corpo com todos os membros de forma perfeita, unidos e reunidos, para que o Senhor venha encher todos.


8 comentários:

  1. iaê meu amado, a paz do senhor. gostei do blog

    ResponderExcluir
  2. Interessante irmão. Deus abençoe, mas acredito que Deus se faz presente no culto e que ele não olha para o culto para saber se é verdadeiro ou não, mas para cada coração individualmente para pesar as motivações.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!
    Mas eu acredito que em um mesmo culto,eu posso sentir a presença do Espírito Santo e meu irmão que esta do meu lado não senti.Nesse caso eu acredito que o culto seria individual.Mas não sendo eu egoísta pedirei ao Senhor que avive aos meus irmãos,pois eles são importantes para o meu Deus e tbm p mim.

    ResponderExcluir
  4. Creio na existência do culto individual e culto congregacional ou seja o culto individual é aquele que no decorrer da semana tiro um tempo todos os dias para minha meditação e oração no meu intimo em minha casa,e o culto congregacional é aquele que chamamos de assembleia ,união ou ajuntamento dos santos ou igreja de Deus p/ adoração em conjunto,portanto existe sim meu culto individual ou seja eu e Deus,e o culto congregacional ou seja o culto na igreja ou com a igreja reunida p/ adoração .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de comentário amigo Deus abençoe vc

      Excluir
    2. O que ele quer dizer é bem simples é o templo não sua casa.

      Excluir
  5. Boa noite. Muito boa a postagem, mas acho que há algumas coisas confusas, quando nos ensinam que o culto é individual, é quando eu vou a igreja e volto reclamando que o culto estava frio (como se isso dependesse de outras pessoas), eles querem dizer que frio foi o culto que eu ofereci a Deus.
    Quando uma pessoa cristã não se importa com o próximo (2º maior mandamento) temos um outro problema (egoísmo e desobediência).

    ResponderExcluir

deixe sua opnião, criticas e conselhos todos são bem vindos